“Outubro Rosa” termina com mais de 3.600 exames realizados

A programação do “Outubro Rosa” em Juiz de Fora terminou com balanço positivo. De acordo com a Secretária de Saúde (SS) durante todo o mês, foram realizados 3.652 exames, 45 coletas de exame de sangue e 2.073 encaminhamentos para mamografia de rastreamento e preventivo de câncer de colo de mulheres com idade de 50 a 69 anos.

Outras atividades foram feitas como ações como grupos de direito reprodutivo, palestras sobre cuidados com a saúde da mulher, atualização do cartão de vacina, atividades esportivas, sala de espera sobre temas relacionados à saúde da mulher, distribuição de material, sessão de maquiagem entre outras.

“Campanha”

Em 2018, o tema da campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) foi “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. Segundo o INCA o objetivo foi fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Vale ressaltar, que independente do período do ano, todas as mulheres devem ficar atentas aos cuidados com a saúde, realizando exames clínicos periódicos, para diagnosticar doenças precocemente. Por isso, é importante ficar atentas aos principais sinais e sintomas do câncer de mama que são:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente



Digite a palavra e tecle Enter.