Prefeitura fiscaliza feira noturna para melhorar organização

Nessa quarta-feira, 10, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu continuidade à fiscalização da feira livre noturna da Praça Antônio Carlos. O objetivo é corrigir situações que possam comprometer o bom funcionamento desse comércio, que vem atraindo cerca de cinco mil visitantes por edição, movimentando a economia e gerando empregos.

A ação contou com servidores das Secretarias de Agropecuária e Abastecimento (SAA), de Atividades Urbanas (SAU), de Desenvolvimento Social (SDS), de Transporte e Trânsito (Settra), da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), do Departamento Municipal de Limpeza (Demlurb), da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Durante a ação, a SAU verificou questões relacionadas às posturas municipais, como comércio ambulante irregular e possíveis obstruções de espaços públicos. A SAA também intensificou as ações de fiscalização, verificando alvarás dos feirantes, produtos e mercadorias comercializados, além da localização das barracas.

A Settra verificou estacionamentos em locais proibidos e situações gerais de infrações de trânsito em todo o entorno do evento. Já a SDS ficou por conta de abordagens sociais a moradores em situação de rua, e o Demlurb, pela limpeza da praça. Além disso, a Guarda Municipal esteve na feira livre para apoiar os servidores na execução dos trabalhos, e também para garantir a utilização adequada dos espaços, como a pista de skate, por exemplo.

Ao longo da praça, foram distribuídos cavaletes com a seguinte mensagem: “Lixo só no lixo! Evite ser multado. Cuide da nossa cidade”. O material chama a atenção para a necessidade de conscientização sobre a Lei nº 12.924, que proíbe ao cidadão jogar lixo nos logradouros públicos nos limites do município, a fim de evitar problemas como entupimentos das redes de drenagem e posteriores alagamentos; comprometimentos da saúde pública e da estética da cidade; e prejuízos à mobilidade, com acúmulo de resíduos.

Feira noturna

A primeira feira livre noturna de Juiz de Fora, que acontece sempre às quartas-feiras, das 16 horas às 22h30, na Praça Antônio Carlos, foi inaugurada em maio de 2017. O projeto da SAA fomenta a participação dos pequenos produtores da cidade e região no abastecimento e na oferta de alimentos de alta qualidade à população. Atualmente, a PJF mantém 16 feiras livres.


 Fonte: Assessoria/PJF

Compartilhe
Digite a palavra e tecle Enter.