Secretaria de Saúde dá início a atividades com carro fumacê

Secretaria de Saúde dá início a atividades com carro fumacê

A terceira morte por dengue em Juiz de Fora foi confirmada pela Secretaria de Saúde (SS) nessa quinta-feira, 18. Na terça-feira, 16, a SS divulgou relatório com a informação de que Juiz de Fora teria 1.653 casos da doença. As ações em combate ao mosquito Aedes aegypti, no entanto, têm sido reforçadas. Nesta sexta-feira, 19, o carro fumacê atuará, das 17h às 21h, nos bairros Santa Luzia e São Mateus, ambos na zona Sul. A população deve manter as janelas abertas, abrigar os animais de estimação no interior das residências ou em outro local seguro e tampar os alimentos, para que não sejam atingidos pelo inseticida. Em caso de vento forte e chuvas, as ações serão interrompidas.
A atividade tem como objetivo eliminar as fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectadas com o vírus da dengue, chikungunya e do zika, e, para isso, é necessária a participação de toda a população. Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito estão nas residências. Nessa quinta-feira, 18, o carro passou pelos bairros Santa Cecília, Mundo Novo e Alto dos Passos, também na zona Sul.
As Secretarias de Atividades Urbanas, Saúde, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Guarda Municipal da prefeitura adentrarão nesta sexta-feira, 19, às 8h30, em um imóvel abandonado na Avenida dos Andradas, número 1.075, Morro da Glória, nos termos da Medida Provisória 712 de 29 de janeiro de 2016 da Presidente da República. O proprietário do imóvel já havia sido autuado duas vezes por não realizar a manutenção do imóvel.

Colaboração de estudantes


Os alunos do Centro Universitário Estácio de Sá vão auxiliar a Secretaria de Saúde no combate à dengue. Os alunos do 9° período do curso de Enfermagem estarão, a partir de segunda-feira, 22, no PAM da Rua Marechal Deodoro, auxiliando no primeiro atendimento dos possíveis casos de dengue.
Eles atuarão na triagem, venopunção para hidratação e encaminhamentos. As atividades serão monitoradas por um professor supervisor do estágio. O coordenador do curso de Enfermagem da instituição, Danilo Alves, explica que, além do atendimento, serão feitos trabalhos de prevenção. “Vamos reforçar o trabalho de informação à população, assim como o atendimento”, explica. O trabalho será em parceria com o Departamento de Urgência e Emergência, vinculado com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
O professor, explica que o trabalho também será desenvolvido no campus do Centro Universitário. “Essa iniciativa está sendo tomada pela Estácio junto com outros cursos da área da saúde, totalizando cerca de 8 mil alunos. Realizaremos também um trabalho de prevenção e conscientização, e o curso de Enfermagem vai encabeçar esse trabalho”, destaca.

UFJF


A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) intensifica, nesta sexta-feira, 19, as ações da força-tarefa contra possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. Como parte da campanha #ZikaZero, do Governo Federal, de combate às doenças, servidores da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) percorrerão seus locais de trabalho e entorno, no campus, para eliminar materiais inservíveis, que acumulam água e lixo, a partir das 9h.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro