Regiao - Centro 1

Planejamento urbano e trabalho de gestão de riscos de BH são exemplos para outras cidades no COP21

Planejamento urbano e trabalho de gestão de riscos de BH são exemplos para outras cidades no COP21

Experiências desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte nas áreas de planejamento urbano e no gerenciamento de riscos e desastres foram apresentados em painéis da 21ª Conferência do Clima da ONU (COP21), em Paris. O prefeito Marcio Lacerda foi convidado por entidades internacionais, como a Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), que realiza um trabalho em diversos países sobre desenvolvimento econômico, e o Instituto de Recursos Mundiais (WRI, sigla em inglês), que promove ações sobre desenvolvimento urbano sustentável. A política de proteção e defesa civil do município e o novo Plano Diretor da cidade, em tramitação na Câmara Municipal, foram considerados exemplares pelas instituições.
No painel de debates sobre resiliência climática e gestão de risco das cidades, organizado pela ODCE, o prefeito Marcio Lacerda apresentou o conjunto de ações da Prefeitura, coordenados pela Defesa Civil, para redução de riscos de desastres naturais, pelo qual a capital mineira venceu o Prêmio Sasakawa, em 2013, principal título global nessa área. “O esforço da Prefeitura envolve todos os órgãos da administração municipal, cada qual com sua vocação, desde a limpeza de bocas de lobo e fundos de vales de córregos até a contenção de encostas e obras mais complexas, como bacias de detenção”, destacou.
O prefeito ressaltou também a importância do envolvimento da sociedade neste trabalho, como os Núcleos de Defesa Civil (Nudec) e os Núcleos de Alerta de Chuva (NAC), que capacitam moradores de áreas de risco para identificar situações adversas e agir em emergências. “Um dos resultados positivos desse trabalho é que há 12 anos não há registro de mortes provocadas por deslizamento de terra na cidade”, completou. A atividade foi acompanhada pelo diretor de Governança Pública e Desenvolvimento Territorial da ODCE, Rolf Alter, e pelo representante da agência alemã de Cooperação Técnica Internacional, Martin Dirr.
Em uma segunda mesa de discussões, organizada pelo WRI, foram reunidos projetos que buscam o equilíbrio entre o crescimento das cidades e a responsabilidade com o clima do planeta. Nesse contexto, Belo Horizonte foi convidada para relatar sua experiência na atualização do seu Plano Diretor que, de forma geral, pretende reduzir os problemas causados pela urbanização rápida e desordenada pela qual a cidade passou. “Nossa proposta requalifica o espaço urbano de Belo Horizonte criando novas centralidades. O novo Plano Diretor tem instrumentos que tornam a cidade mais atrativa para os moradores, criando opções de lazer e trabalho próximos de suas moradias, diminuindo o trânsito nas vias urbanas e melhorando a qualidade de vida da população”, explicou o prefeito. A atividade contou com as presenças do presidente do WRI, Andrew Steer, e do diretor-global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, Ani Dasgupta.
Belo Horizonte também foi representada no Pavilhão da China, no Simpósio de Estratégias e Metodologias para Acelerar o Desenvolvimento dos Países Emergentes. Marcio acompanhou as discussões ao lado de representantes de agências governamentais, institutos de pesquisas internacionais e líderes de executivos, como o presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Xie Zhenhua, o atual presidente do Instituto Rocky Mountain e também ex-presidente da Costa Rica, José Maria Figueres, e o professor do Instituto de Economia, Energia e Meio Ambiente da Universidade de Tsinghua, na China, Jiankun He.

Outras atividades


Na programação da COP21, o prefeito Marcio Lacerda se reúne com outros líderes nacionais na Embaixada do Brasil em Paris para discutir iniciativas dos governos brasileiros no combate e na adaptação às mudanças climáticas. Ele também participa com representantes do Programa Ambiental da ONU (Unep, na sigla em inglês), do painel de discussões sobre o desenvolvimento e implementação de ações para redução da emissão de carbono na atmosfera, que será realizado na Innovations Gallery. Além disso, o prefeito acompanha a Premiação de Liderança Climática de Cidades, promovida pelo Grupo C40, na casa de eventos e exposições La Gaîte Lyrique. Os compromissos do prefeito na cidade seguem até sábado, dia 5.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro