Saúde Mental em Visconde do Rio Branco ganha local de atendimento especializado

Saúde Mental em Visconde do Rio Branco ganha local de atendimento especializado

Com o objetivo de oferecer atendimento humanizado e diário, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco implantou o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps I) na última semana de novembro. A instituição é destinada a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. A inauguração do Caps I VRB está marcada para 4 de janeiro.
Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil. “Hoje, sabemos que o melhor tratamento é incluir, e não exilar pessoas com distúrbios mentais em manicômios, como acontecia antigamente. A Saúde de Visconde do Rio Branco ganha mais um espaço de humanização e acolhimento, seguindo o padrão proposto pela Prefeitura desde 2013”, disse o Secretário de Saúde, Jayme Silva Filho.
Os futuros usuários serão atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico individual, elaborado pela equipe, podendo incluir, além das consultas médicas, atividades como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, visitas domiciliares e eventos com a comunidade. A equipe conta com médico psiquiatra, psicólogo, terapeutas ocupacionais, enfermeiras e técnicos de enfermagem, que desenvolverão o atendimento individual (acolhimento, medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros) e até em grupo, tais como oficinas temáticas e visitas domiciliares.


“Temos empreendido um esforço para que os rio-branquenses tenham à disposição serviços qualificados em Saúde. Além da capacitação dos servidores, temos aberto novos centros de antedimento, como é o caso do CEO, de Especialidades Odontológicas, a ampliação do Centro de Fisioterapia e o novo local da Farmácia Municipal. Com a implantação do Caps, confirmamos nosso compromisso de trazer até o usuário o atendimento que ele precisa, qualificado e humanizado”, argumentou o prefeito Iran.