Hospital de Cataguases incentiva doação de sangue

Hospital de Cataguases incentiva doação de sangue

O Hospital de Cataguases e o Hemominas promoveram uma ação em comemoração ao "Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue" nessa quinta-feira, 24. Durante a ação, as entidades propuseram um desafio: a coleta de 70 bolsas de sangue, 20 a mais que nos dias tradicionais de captação.


Segundo a assistente social do Hospital, Rosilaine Amorim do Bem, neste dia a instituição ofereceu lanche reforçado aos voluntários, e ofereceu também palestras sobre a coleta de sangue com os técnicos do Hemominas e, para gerar um momento de descontração, os Doutores Cura–Cura vão recepcionaram os doadores.


O dia 25 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%. No Brasil, são coletada anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue.


É por isso que Hospital de Cataguases valoriza tanto seus doadores que, apesar das atribulações do dia a dia, sempre reservam um tempo para a doação voluntária. Só para ter ideia, grande parte dessas pessoas doam de forma voluntária, sem ter um paciente vinculado à doação, o que atesta a fidelização dos doadores em relação ao trabalho desenvolvido pela parceria do Hospital e Hemominas.

Fonte: Da redação/colaboração Marcelo Lopes

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro