“Mountain Bike Anjos” ensina gratuitamente técnicas para pedalar com segurança em Juiz de Fora

“Mountain Bike Anjos” ensina gratuitamente técnicas para pedalar com segurança em Juiz de Fora

Usar a bicicleta como meio de transporte é uma solução ambientalmente correta e que pode trazer muitos benefícios a quem adota esta alternativa . Pedalar na cidade e trilhas, no entanto, é uma tarefa que exige certa experiência.

Pensando nisso foi criado em São Paulo o “Bike Anjos” que  são ciclistas experientes que um dia resolveram se unir e criar o projeto que ajudasse a multiplicar a quantidade de ciclistas urbanos. Além de ajudar muitas pessoas a saírem do sedentarismo e diminuir o tráfego nos centros urbanos, a iniciativa é relevante para o meio ambiente, pois a bicicleta é um meio de transporte totalmente limpo, ou seja, não emite nenhum tipo de poluente na atmosfera.

Com esse intuito Guilherme Mendes, ciclista de Juiz de Fora, resolveu trazer a ideia para a cidade, e criou o “Mountain Bike Anjos”: “Em JF percebi que existe uma demanda muito grande de pessoas que fazem trilha, isso é uma característica da cidade. Pensando nisso, resolvi criar o “Mountain Bike Anjos” cujo obtivo, conforme o próprio nome, é contribuir para o aprendizado dos ciclistas tanto nas montanhas quanto nas cidades. Muitas pessoas estão aderindo ao esporte na cidade.  Minha ideia é ensinar as pessoas que querem começar a fazer trilha, passar em obstáculos naturais com segurança e a ter mais adeptos desse esporte em Juiz de Fora.  Hoje somos quatro voluntários, mas estamos abertos a todas as pessoas que querem praticar,” conta Guilherme.

Gratuito e organizado por voluntários, o projeto ensina a andar de bicicleta. Os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, também pode entrar em contato. A pessoa interessada deve entrar em contato no  facebook: BIKE ANJOS JF.

Danielle Andraus, de 41 anos, é medica do esporte e aluna do projeto e nos contou  que não precisa ser iniciante para entrar no projeto: “ Eu já pedalava quando mais nova, mas mudei de cidade e fiquei um tempo sem pedalar, quando voltei para Juiz de Fora, Guilherme me propôs de começar a pedalar para me estimular. Conheço o Guilherme há mais de 20 anos, sempre pedia conselho em relação ao pedal. Eu acho muito importante cuidar da saúde, quando eu comecei a focar na medicina esportiva eu comecei a ver nos atletas o entusiasmo. A bicicleta mudou completamente minha vida, ficou viciante, eu prefiro não sair a noite, prefiro acordar mais cedo para pedalar,” comentou.

 

Itens de segurança recomendados:

– Capacete, luvas, iluminação traseira/dianteira, câmara de ar reserva;
– Calibrar pneu, verificar freios, ferramentas da bike;
– Menor de idade somente acompanhado dos pais ou responsável legal.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro