Árbitros do Modulo I e II do Campeonato Mineiro passam por semana de preparação

Árbitros do Modulo I e II do Campeonato Mineiro passam por semana de preparação

Terminou nesta terça-feira. 9,  no Centro de Treinamentos (CTE) da UFMG, a bateria de testes físicos para os árbitros e assistentes que vão atuar nos Módulos I e II do Campeonato Mineiro de 2018. Até agora, com 70% do quadro avaliado, a aprovação mantém uma média de 90%, gerando uma boa expectativa para a temporada.

Nesta quarta-feira, 10, começou a pré-temporada, em regime fechado, no SESC Venda Nova. Um sistema que, de acordo com o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Giulliano Bozzano, vai somar no resultado final da preparação. "O regime fechado os mantém mais focados e descansados, uma vez que eles não se deslocam no trânsito, não se envolvem em questões externas e têm os três dias exclusivos para aproveitar o conteúdo".

 

Além do novo formato para a pré-temporada, Bozzano destacou os recursos que alavancaram a trajetória do quadro de árbitros e assistentes da Federação Mineira de Futebol.

O investimento em tecnologia, com a aquisição de rádios de comunicação de última geração, contribuiu para a comunicação entre os árbitros durante a partida, que precisam ter uma unidade de transmissão linear, eficiente e prática durante os noventa minutos. No campo das relações com os públicos, foram criadas a ouvidoria de arbitragem, para os clubes filiados, e a corregedoria para todos os desportistas interessados em estabelecer contato com a comissão de arbitragem.

 

Bozzano também se lembrou da capacitação do quadro através da criação das categorias ouro, prata e bronze. "Agora, cada um deles sabe da sua condição e consegue traçar metas e objetivos dentro da carreira. Tínhamos seis representantes no quadro da CBF. Hoje, temos cada vez mais condições de fornecer árbitros e assistentes preparados à CBF, e contamos com quatorze nomes no quadro nacional."

 

Outra meta batida pela Comissão Estadual foi a presença da arbitragem mineira na final do último Campeonato Mineiro, após dez anos recebendo trios de outros estados na decisão estadual.

 

Por fim, mas não menos importante, a parceria com a UFMG garante à Comissão de Minas Gerais a melhor estrutura do país. O Centro de Treinamentos usado pelos árbitros e assistentes é referência mundial na área de preparação física. "Já realizamos, inclusive, o Congresso Nacional de Psicologia da Arbitragem e os testes físicos da FIFA", afirma Giulliano.

A pré-temporada da arbitragem será realizada entre os dias 10 a 13 de janeiro, no SESC Venda Nova. Árbitros e assistentes participarão de treinamentos físicos, atividades aplicadas em campo, palestras e seminários instrutivos.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro