Deixe tudo pronto para pedir a aposentadoria em 2016

Deixe tudo pronto para pedir a aposentadoria em 2016

A pessoa que pretende se aposentar no ano que vem deve começar o planejamento imediatamente, dessa forma, evitará problemas e vai garantir um benefício maior.
Quem planeja realizar o pedido da aposentadoria deve retirar o extrato de contribuições do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que pode ser retirado nas agências da Previdência. Com o extrato em mãos, deve-se verificar se todos os períodos trabalhados constam nele, se os valores dos salários estão corretos, assim como as datas de entrada e saída de cada emprego.

Confira dicas para não errar no pedido


Dica 1 – Os salários recebidos antes de julho de 1994, em outras moedas, são importantes para aumentar o tempo total de contribuição. Quanto mais pagamentos o trabalhador tiver, menor será o desconto.
Dica 2 – O INSS usará os salários recebidos nos últimos 21 anos para calcular a média salarial, tenha atenção especial!
Dica 3 – Se você ainda guarda os holerites antigos, compare-os com os dados anotados na carteira de trabalho.
Dica 4 – As contribuições antes de 1976 não vão aparecer no Cnis. Nesse caso, o trabalhador deve mostrar suas carteiras profissionais, as contribuições pagas por carnê só aparecem no Cnis após janeiro de 1985.
Dica 5 – Adicionais de insalubridade, periculosidade e noturno devem ser verificados. No extrato deverá constar o salário detalhado, horas extras, comissões, e até mesmo gratificações e adicionais.
Dica 6 – Em caso de atividades especiais, reúna todos os documentos que comprovem que você trabalhou em atividade prejudicial à saúde. Se necessário, procure a empresa em que trabalhou e peça o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).