Prazo para cumprir as condicionalidades exigidas pelo Programa Bolsa Família vai até 5 de junho

Prazo para cumprir as condicionalidades exigidas pelo Programa Bolsa Família vai até 5 de junho

Os beneficiários do Bolsa Família tem até 5 de junho para cumprir as condicionalidades exigidas pelo programa, caso isso não aconteça, o benefício poderá ser bloqueado e até mesmo cortado.

De acordo com o gerente do Departamento de Transferência de Renda, Alfredo Faria, atualmente em Juiz de Fora 13.680 pessoas estão cadastradas no Programa. “As famílias que são beneficiadas pelo programa, devem atualizar seu cadastro pelo menos uma vez por ano” explica.

Ele ainda informa que para cumprir as regras é necessário que a família compareça a uma Unidade de Saúde. “A família deve estar com a vacinação das crianças menores de 7 anos em dia, além de medição de peso e altura, que são realizadas para que tenham o crescimento monitorado. As mulheres de 14 a 44 anos também realizam medição do peso e altura e, para as gestantes, é necessário, ainda, apresentar a data da última menstruação e fazer o pré-natal” informa.

Segundo ele, além da regularização na área da saúde, é importante que as crianças estejam estudando. “A criança tem que ter 85% de freqüência na escola, não podendo ser abaixo disso”. “Para cumprir as regulamentações, os familiares devem comparecer a uma Unidade de Saúde com o número do Número de Identificação Social (NIS), e no local será verificado o que esta faltando para ser regularizado”.

Além de manter o benefício, as normas possibilitam um monitoramento da saúde. “Uma das ênfases dadas além da regularidade dos dados, é o benefício de familiares poderem verificar como está a saúde. Uma questão melhorias na qualidade de vida, tanto na parte do benefício, como na parte da saúde”.

Quem pretende se cadastrar no programa pode comparecer a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) que fica localizada na Rua Halfeld, 450 no 4º andar, Centro. É necessário levar os documentos pessoais de identificação de todos os adultos da família, comprovante de renda, residência, certidão de nascimento de todas as crianças, declaração escolar, carteira de trabalho, CPF e título de eleitor.