Pelo segundo mês consecutivo reajuste salarial fica acima da média

Pelo segundo mês consecutivo reajuste salarial fica acima da média

Em fevereiro, pelo segundo mês consecutivo, os reajustes salariais negociados ente patrões e empregados ficaram acima da inflação. Esse resultado foi apontado pelo Projeto Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que reúne informações sobre o mercado de trabalho.


Em quanto à inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de 12 meses terminados em fevereiro foi de 5,4%, o reajuste médio conseguido pelos trabalhadores foi de 7%. O índice representa um aumento real médio de 1,6%, o maior desde o mês de dezembro de 2014.


De acordo com a Fipe, levando em consideração que a inflação projetada para os próximos meses está em queda, os reajustes devem continuar sendo positivos para os trabalhadores.


O coordenador do Projeto Salariômetro, Hélio Zylberstajn, diz que a correção salarial acima da inflação ainda não representa um reaquecimento dos salários. “Nas negociações entre sindicatos e empresários, a inflação é um componente importante, pois os trabalhadores sempre pedem um pouco acima. Com a inflação muito baixa, os índices negociados acabam ficando um pouco acima do aumento geral dos preços” afirma o coordenador.

O boletim aponta também que a proporção de ajustes abaixo da inflação em fevereiro foi de 15,2%, a menor desde janeiro de 2015. No acumulado de doze meses, os ajustes acima da inflação ainda se mantém em queda e fecharam fevereiro em 41,2%.

Leve melhora

Com a inflação em baixa, os trabalhadores têm conseguido negociar aumentos salariais um pouco maiores. Segundo o Salariômetro da Fipe, em fevereiro, pelo segundo mês seguido, a maioria das categorias conseguiu reajustes acima da inflação.

Negociações

81,8% dos reajustes de fevereiro ficaram acima da inflação. Se considerarmos o acumulado dos últimos 12 meses, 32,1% deles tiveram ganho real.

Aumento médio

O reajuste médio negociado em fevereiro foi de 7%. No mesmo período, a inflação medida pelo INPC ficou em 5,4%.

Valores

O valor médio dos pisos negociados em fevereiro foi de R$1.012. Esse valor é 8% maior do que o salário mínimo, de R$937 neste ano.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro