Torne-se um ser Humano Completo, Verdadeira Mente Culto

Torne-se um ser Humano Completo, Verdadeira Mente Culto

Livro - Ensinamento da Verdade para Jovens Vol. 2

TORNE-SE UM SER HUMANO COMPLETO, VERDADEIRA MENTE CULTO
Existe enorme quantidade de pessoas neste mundo, mas poucos são os seres humanos verdadeiros
Procuro um ser humano de verdade.
Quem eu procuro não é alguém com o corpo sadio e
mente sagaz;
Não é alguém que seja devoto e sábio;
Não é alguém que possua uma riqueza imensa; Não é alguém que, sendo poderoso, tenha
misericórdia e fisionomia sorridente;
Não é alguém que seja proficiente na arte de redigir. Procuro simplesmente um ser humano de verdade.
Estes são os versos de um poeta anônimo do Ocidente. De fato, o mundo procura o ser humano verdadeiro. No mundo existem inúmeras pessoas, e muitos buscam emprego; mas um ser humano verdadeiro é raramente encontrado. Todos buscamos o ser humano verdadeiro. Mas, afinal, como é o ser humano verdadeiro? É aquele que descobriu nele mesmo a natureza divina e conseguiu manifestá-la plenamente.
Alexandre Dumas disse: "O mundo clama por alguém que salve a humanidade. Sim, todos procuram o ser humano verdadeiro. Não é preciso, porém, procurá-lo ali e acolá. Você não sabe que o ser humano verdadeiro está bem próximo? Na realidade, você próprio é um ser humano verdadeiro. Cada um de nós é um ser humano verdadeiro. Então, como devemos proceder para que se revele em nós o "ser humano verdadeiro"? Para quem não conhece o caminho, é uma tarefa muito dificil; mas, para quem o conhece, é uma tarefa extremamente fácil".
Isto equivale a dizer: "Você deve tomar consciência da sua Imagem Verdadeira, que é a defilho de Deus".
O filósofo americano Emerson afirmou: "Neste mundo existem inúmeros copos, mas a bebida a ser colocada neles é uma só: um coquetel obtido pela mistura perfeita de diversos ingredientes nas quantidades adequadas. Quando todos os elementos presentes no ser humano se misturam de modo realmente harmonioso num indivíduo, surge uma pessoa verdadeiramente culta; pessoa cujo olhar não é apático nem tem brilho excessivamente sagaz; pessoa que não se exacerba, mas que não é calma em demasia; pessoa que consegue ter nítidas impressões de todas as coisas, mas que não é hipersensível. Tais pessoas não necessitam de nenhum dom adicional. Aonde quer que vão, elas serão sempre felizes".
Traduzi como "pessoa verdadeiramente culta" a expressão original "well-mixed man". Não sei se a tradução é adequada, mas a minha intenção foi expressar o significado. A verdadeira cultura não consiste simplesmente em ter um alto grau de erudição ou de conhecimentos específicos. Não é bom ter um olhar demasiadamente perspicaz, mas também não se deve ter um olhar apático como se a alma estivesse adormecida. Não se deve ser hipersensível nem obtuso. Pessoas verdadeiramente cultas são aquelas que conseguem manifestar de modo adequado todos os elementos inerentes ao ser humano, isto é, manifestá-los de forma harmoniosa, em conformidade com a ocasião, o lugar e a pessoa. O mundo procura pessoas assim. É preciso que os jovens se empenhem constantemente em treinamento espiritual a fim de cultivar uma personalidade harmoniosa.
Certa vez, o sábio Diógenes, da Grécia antiga, acendeu uma vela em pleno dia e percorreu a cidade de Atenas em busca de "um homem totalmente honesto", mas não conseguiu achar tal homem. Então, ele bradou: "Ouçam todos! Estou à procura de um homem!". Muitos curiosos se reuniram em tomo dele. Olhando para eles, Diógenes disse: "Estou procurando um homem de verdade, não anões como vocês".
Mesmo que um homem tenha o corpo avantajado como o de um lutador de sumô, não passará de um "anão" se não for capaz de descobrir o seu Eu verdadeiro grandioso, personificação de harmonia e perfeição.
Você não deve fazer de si um "anão".

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro