Escolhas

Muitas pessoas se queixam de tudo na vida. Da saúde, pela qual não se preocuparam. Do sucesso que, por falta de luta, não alcançaram.

Muita gente se queixa mesmo sem saber o motivo. E muitas sequer percebem que estão permanentemente reclamando da vida. A vida oferece ao homem inúmeros caminhos. A ele incumbe a escolha. Existem caminhos mais difíceis, que levam a propósitos mais elevados.

Caminhos mais fáceis, que produzem aparentemente frutos mais rápidos. A todo instante o homem é levado à escolha: escolhe o caminho, a opção de vida, a profissão, o trabalho, o esporte, os amigos. Escolhe mais: elege e escolhe os princípios que irão nortear sua vida.

Muitos sentem que existem trajetos mais rápidos para chegar ao seu destino e os escolhe: tudo pelo dinheiro ou pelo prazer.Outros buscam caminhos mais seguros, mesmo que tenham que enfrentar dificuldades.

Há os que lutam e não desistem.Há os que não resistem às primeiras dificuldades. Há os que persistem apesar dos pesares e das derrotas. E não desistem nunca. O homem é titular de sua vontade e escolha a sua vida e o seu destino.

Assim como o homem é livre para escolher, também deve ser consciente de que deve responder pelas suas escolhas. De nada adiante reclamar; culpar a Deus e aos homens. Você plantou. Colha o que plantou. A escolha foi sua.

 

Jorge Franklin Alves Felipe é Advogado Empresarial, Professor de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, autor de obras jurídicas e Juiz de Direito aposentado, atuando no cargo por 24 anos, sendo 16 deles em Juiz de Fora.
Formou-se em Direito pela UFJF em 1974 e, atualmente, é um dos Sócios do Escritório J.Franklin Advocacia.