UFJF lança editais para ocupação do Espaço da Reitoria e Galeria do Pró-Música

UFJF lança editais para ocupação do Espaço da Reitoria e Galeria do Pró-Música

A Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está lançando editais para ocupação artística do Espaço Reitoria, no campus, e da Galeria Renato de Almeida, do Centro Cultural Pró-Música/UFJF. As inscrições, que poderão ser realizadas de 1º a 18 de março, são abertas a artistas nacionais e estrangeiros residentes há mais de três anos no Brasil, além de instituições culturais e curadores.
A seleção será realizada, em cada espaço, por uma comissão própria designada pela Pró-reitoria, formada por docentes do Instituto de Artes e Design da UFJF e profissionais de destaque na área – além de membros da diretoria do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, no caso específico da avaliação de propostas de ocupação da Galeria Renato de Almeida.
Os interessados devem ler o edital referente a cada espaço, preencher as fichas de inscrição disponíveis na página da Pró-reitoria de Cultura (www.ufjf.br/procult) e encaminhar portifólio contendo currículo, fotos dos trabalhos a serem expostos e projeto da exposição. Após a seleção, a Procult definirá os períodos de realização das exposições.

Democratização

Localizado no Campus da UFJF, no prédio central, o saguão da Reitoria – hoje Espaço Reitoria – se consagrou como um relevante espaço para realização de mostras de artes plásticas ou visuais, integrando-se às ações de democratização do acesso aos espaços culturais da Universidade por parte dos produtores de Juiz de Fora e artistas em geral. Várias exposições têm sido realizadas no local, levando arte e beleza para a comunidade acadêmica e para o público em geral. No final de 2015, o Espaço Reitoria foi um dos locais participantes do primeiro Circuito Arte Atual Juiz de Fora, realizado pela Procult.

Referência

Com 120 metros quadrados, a Galeria Renato de Almeida, instalada no foyer do Teatro Pró-Música, é referência há 41 anos no circuito de artes visuais de Juiz de Fora. Alguns dos principais nomes da história recente das artes plásticas na cidade já expuseram suas obras no local, dentre os quais destacam-se Arlindo Daibert, Eliardo França, Dnar Rocha, Henrique Lott, Claro de Campos, Renato Sthelling, Décio e Carlos Bracher. O nome da galeria é uma homenagem ao artista juiz-forano Renato de Almeida (1921-1980), que ali também realizou mostras individuais e coletivas.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro