Resultado do Concurso Fotográfico “Mariano Procópio: o Museu e o Bairro” é divulgado

Resultado do Concurso Fotográfico “Mariano Procópio: o Museu e o Bairro” é divulgado

A Fundação Museu Mariano Procópio divulga o resultado do Concurso Fotográfico “Mariano Procópio: o Museu e o Bairro”, que mobilizou fotógrafos amadores e profissionais. Os trabalhos foram analisados pela Comissão Julgadora, formada pela pró-reitora de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Valéria Faria, pela professora da Faculdade de Arquitetura da UFJF e membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Comppac), Ana Barbosa, e pelo repórter fotográfico Oswaldo Luiz Calzavara.
Foram selecionadas 14 fotografias, que integrarão a exposição “Mariano Procópio: o Museu e o Bairro”, inclusive as três vencedoras. Como critérios, foram considerados o ineditismo, a originalidade, a adequação ao tema e o cuidado com a técnica utilizada.
O concurso dá prosseguimento ao processo de valorização da fotografia, estimulando sua produção e difusão, inicialmente circunscrito ao próprio Museu, por meio de temas como o patrimônio histórico, as artes, a fauna a flora e as imagens noturnas. Neste ano, foi concebido o tema para valorizar o entorno do Museu Mariano Procópio, para despertar o interesse pela sua preservação.
A abertura da exposição está marcada para 10 de janeiro de 2016, na galeria da varanda do parque do Museu Mariano Procópio, ocasião em que serão entregues a premiação aos três primeiros colocados e o certificado de participação às outras 11 fotos. A data é para festejar o aniversário de nascimento do fundador do Museu, Alfredo Ferreira lage (1865-1944), que foi premiado fotógrafo amador e que criou e presidiu o Photo Club do Rio de Janeiro, em 1903, que, além de três grandes exposições realizadas no início do século XX, tinha como objetivo a criação de um museu da fotografia.

Resultado do concurso:
Premiadas
1° lugar: Coco, cana, fusão e wi-fi - Tamires Gasparetto Orlando
2° lugar: Rastros – Hugo Bonfatti Delgado
3° lugar: Vagão do Tempo – Magali Bastos Altomari de Souza

Demais selecionadas:
A emissora de TV – Tamires Gasparetto Orlando
Cultura em Foco – Getúlio Vargas Machado
Espiando o Mapro – Humberto Ribeiro Fontes (Beto Fontes)
Fachada da Educação – Nelson Paes Leme O. de Araújo
MAPRO Panorama – Getúlio Vargas Machado
Meus Vizinhos, meu Patrimônio – Denilson Luiz Souza
Musa da Solidão – Antônio Carlos Duarte
O Vagão – Renato Campos Abreu
Travessia - Hugo Bonfatti Delgado
Trilhos da Saudade – Flávio Motta Rodrigues
Vagão – Hugo Bonfatti Delgado