Coral Cesama exibe sua arte para os baianos com o recital “Grito dos Palmares”

Coral Cesama exibe sua arte para os baianos com o recital “Grito dos Palmares”

Entre 20 e 22 de outubro, o Coral Cesama realizou quatro apresentações do recital “Grito dos Palmares” em Salvador, na Bahia. O programa é homenagem do grupo à cultura afrodescendente, que abrange desde o canto africano até seus desdobramentos no Brasil, incluindo trajes típicos, batuques e interpretação de poesias.

“O convite veio de uma funcionária da Secretaria de Turismo de Salvador, que havia visto apresentação nossa na internet e gostado muito. Como não poderíamos nos apresentar em 20 de novembro, “Dia Nacional da Consciência Negra”, achamos oportuno antecipar essa homenagem no berço da cultura afro no Brasil, que é Salvador”, explicou a presidente do Coral Cesama, Creuza Aperibense Menon.

Além de apresentação no resort “Stella Maris”, o grupo levou o recital para diversos pontos turísticos locais, como o Pelourinho, onde cantou ao lado da bateria mirim do Olodum. “Foi muito gratificante. Realmente, não tínhamos noção do quão grande é o carinho do público por nós, o que acabou nos rendendo convites para cantar na Argentina, Londrina, Maceió e Rio de Janeiro. Esperamos, em breve, poder levar nosso recital para esses lugares”, anunciou Creuza.

O recital reuniu peças de compositores consagrados da música popular brasileira (MPB), cantos tradicionais africanos, negro espiritual e sambas de enredos. Entre elas, “Ogum”, de Zeca Pagodinho, “Peço Licença”, de Noriel Vilela, “Canto de Iemanjá”, de Vinicius de Moraes e Baden Powell, e “Ganga Zumba”, de José Jacinto Macário.

Fundado em 1991, o Coral Cesama foi criado para integrar serviço público, cultura e meio ambiente. O grupo participa dos mais importantes eventos musicais do município, como o “Encontro de Corais de Juiz de Fora”, o “Festival Internacional de Coros” e encontros natalinos, e já viajou por várias regiões de Minas e outros estados do Brasil, como Paraná e Espírito Santo, além da Bahia, cantando desde músicas sacras até clássicos da MPB, sua proposta principal.


Fonte: Assessoria 

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro