Reitoria sedia mostra sobre produção criativa no campo da saúde mental

Reitoria sedia mostra sobre produção criativa no campo da saúde mental

Nesta terça-feira, 10, será aberta a exposição “Superar é genial. Diálogos: arte e sofrimento mental”. A mostra é uma parceria realizada entre o Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora e o projeto de extensão Trabalharte: Associação Pro-saúde mental, coordenado pela professora da Faculdade de Serviço Social Sabrina Pereira Paiva. A abertura ocorre às 15h, no corredor central da Reitoria, no campus universitário.

A mostra, que celebra o Dia Mundial da Saúde Mental, reúne três momentos que representam a produção criativa no campo da saúde mental. A primeira é uma exposição póstuma das obras dos artistas Alceu Rodrigues (1942-2015) e Yuri Schuery (1964-2014), que desenvolveram seu potencial criativo no Caps Casa Viva e no Centro de Convivência Recriar.

A exposição também apresenta indumentárias e material audiovisual, com dez peças inspiradas em personagens históricos de renome, que sofreram transtorno mental, deficiência física e/ou vulnerabilidade social. As peças foram apresentadas em um desfile que aconteceu na Praça Antônio Carlos, em Juiz de Fora, no dia 18 de maio de 2017, marcando o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Por fim, poderão ser contempladas produções literárias dos artistas Aluísio Nogueira, Altair Pinheiro, Marcelo Silvestre e Geraldo Fajardo – usuários atendidos pelo Centro de Convivência Recriar – apresentando a palavra poética como uma passagem do impossível de dizer à criação.

Outras informações: (32) 2102-3971 (Pró-reitoria de Extensão)


 Fonte: Assessoria

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro