Documentário patrocinado pela Lei Murilo Mendes é selecionado para o Festival do Rio

Documentário patrocinado pela Lei Murilo Mendes é selecionado para o Festival do Rio

O longa-metragem “A Parte do Mundo Que Me Pertence”, do juiz-forano Marcos Pimentel, foi selecionado para a edição 2017 do Festival do Rio. O filme é um documentário, viabilizado com apoio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, e concorrerá na “Mostra Première Brasil”. Considerado um dos mais importantes do mundo e destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos do ano, o Festival do Rio acontece entre 5 e 15 de outubro.

O novo trabalho do diretor, roteirista e produtor independente, Marcos Pimentel, aborda os sonhos cotidianos de pessoas comuns, mergulhadas em uma sociedade complexa e em ritmo acelerado. O filme mostra a essência do ser humano a partir de atividades triviais, que não deixam de ter seu encanto.

Pimentel comemora a seleção de seu novo trabalho no festival carioca e afirma que o evento é uma vitrine da produção audiovisual brasileira. “Rio e Brasília são os mais importantes festivais do país. Fiquei feliz demais de saber que iniciaremos nossa trajetória por festivais da melhor forma e logo na prestigiada mostra 'Première Brasil´, que é disputadíssima!”

Segundo o diretor, a mera seleção do filme já tem rendido convites para outros festivais no Brasil e no exterior. “Estar no Festival do Rio é como um selo de qualidade”, resume, afirmando que o lançamento em Juiz de Fora deve acontecer durante o Primeiro Plano | Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.

“A Parte do Mundo Que Me Pertence” é o sétimo trabalho de Marcos Pimentel com financiamento da Lei Murilo Mendes. O diretor já soma 20 produções, sendo dois longas-metragens. “A lei é o mecanismo que tem permitido a concretização e a continuidade da produção local. Apesar de ser executada em uma cidade de médio porte, é uma legislação forte, porque permite a realização das obras e sua inserção em festivais, garantindo visibilidade.”

FICHA TÉCNICA

Documentário / Cor / DCP 84' / Brasil – 2017

Sinopse: Sonhos e desejos de pessoas comuns, falando sobre os combustíveis que nos movem diariamente: felicidade, reconhecimento, estabilidade financeira, casamento, saúde, diversão, alguns quilos a menos, gozo, superação ou até mesmo uma simples e humilde pipa. Anônimos em busca de seus pequenos desejos cotidianos. Uma obra sobre esferas privadas mínimas que revela que parte da grandeza do ser humano reside nas sutilezas de seus pequenos gestos. Um olhar íntimo e comprometido com o que somos, de sol a sol, por trás das paredes e telhados de uma cidade.
Direção e roteiro: Marcos Pimentel
Roteiro: Marcos Pimentel e Ivan Morales Jr.
Produtora: Tempero Filmes
Produção: Luana Melgaço
Fotografia: Matheus Rocha
Montagem: Ivan Morales Jr.

 


 Fonte: Assessoria

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro