Museu promove minicurso sobre coleções de fotografias oitocentistas no Brasil

Museu promove minicurso sobre coleções de fotografias oitocentistas no Brasil

O acervo da Fundação Museu Mariano Procópio é conhecido por sua pluralidade, com peças e itens de grande valor histórico para memória do país. No dia 15 deste mês, a instituição promoverá o minicurso “Coleções de Fotografias Oitocentistas no Brasil: Fontes para o Estudo da História”. A iniciativa abre espaço para pesquisadores e interessados no assunto, além de celebrar o Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto.

Segundo a historiadora Rosane Carmanini, o estudo da prática e da experiência fotográfica oitocentista permite que se desvendem importantes aspectos da dinâmica social, uma vez que a fotografia deixa entrever as camadas do tempo histórico. Seu estudo é fundamental para o alargamento da noção de fontes e objetos na historiografia brasileira.

O Departamento de Acervo Técnico (DAT) realizará a atividade para 30 pessoas, com o objetivo de discutir o potencial da fotografia para a pesquisa em história e as características das principais coleções fotográficas oitocentistas existentes no Brasil, destacando-se a coleção do Museu Mariano Procópio. O minicurso será realizado no auditório da sede administrativa da instituição, localizada da Rua Dom Pedro II,  nº350. A carga é de 4h, com certificado digital. As inscrições serão realizadas pelo telefone 3690-2027.

Fonte: Assessoria