Orquestra promove shows gratuitos em espaços públicos de JF

Orquestra promove shows gratuitos em espaços públicos de JF

A companhia “Sylvio Gomes Orquestra”, por meio do projeto “Compositores Mineiros”, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, dará início no sábado, 20, a uma série de shows mensais em espaços culturais e de lazer do município. Com entrada gratuita, o primeiro encontro acontecerá às 16 horas, no Museu Mariano Procópio (Rua Mariano Procópio, 1.100). Parque da Lajinha, Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm) e Centro de Artes e Esportes Unificados “Coronel Aldemir Romualdo de Oliveira” (CEU/Zona Norte) serão palcos das próximas apresentações.

Sempre sob a batuta do maestro autodidata Sylvio Gomes, a orquestra se apresentará durante uma hora, com clássicos da música popular brasileira (MPB), reconhecidos nacionalmente, como “Canção da América” e “O Bêbado e o Equilibrista”, e que fazem parte do repertório de músicos mineiros que serão homenageados. Dentre eles, Milton Nascimento e Ary Barroso, e os juiz-foranos Geraldo Pereira e Armando Aguiar (Mamão).

O grupo, formado por 16 músicos (homens e mulheres, entre 20 a 60 anos), completará emsetembro 25 anos de história. Conforme Sylvio, o circuito de shows democratizará músicas de boa qualidade a toda população: “Jovens, adultos e terceira idade, de todas as classes sociais, etnias e credos. Através dessa turnê de shows, consagraremos diversos músicos da época antiga, evidenciando também os da nossa cidade e revelando às pessoas a riqueza musical do estado”.

SYLVIO GOMES

Maestro por paixão, Sylvio é pianista, compositor, arranjador, regente e professor. Seu primeiro contato com instrumento musical se deu sozinho, ao tocar o acordeom de sua mãe. Desde então, começou a estudar música por contra própria e, aos 13 anos, participou da Orquestra “Vitório Stefanini”, com apresentações no Rio de Janeiro. Quando se consolidou como pianista fez participações em programas de rádio, trilhas sonoras de minisséries e programas de televisão, como “Caso Verdade – A Volta por Cima” e “Musical Informal” da TVE (Canal 12 – Juiz de Fora), além das produções em peças de teatro. Em março de 2015, no Mamm, lançou o livro didático “Harmonia Para Todos os Instrumentos”, que orienta músicos profissionais e iniciantes que têm interesse em se aprofundar no assunto.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro