Corredor Cultural terá 135 atividades culturais durante três dias de programação

Corredor Cultural terá 135 atividades culturais durante três dias de programação

A descentralização das atividades e apropriação do lugar comum, a rua, pela arte dão o tom do Corredor Cultural 2017. A largada do evento, que chega a sua oitava edição, acontecerá às 9h, em 26 de maio, com a Feira de Economia Solidária, na Praça Antônio Carlos, e segue até domingo, 28, com 135 atrações nas áreas de cinema, teatro, dança, game, gastronomia, música, artes visuais, literatura, circo, contação de histórias entre outras. O Corredor Cultural é uma ação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), que celebra os 167 anos do município.

O superintendente da Funalfa, Rômulo Veiga, explicou que nas edições anteriores os artistas procuravam a Funalfa. A Fundação estabelecia um programa de atividades, com um calendário de eventos, para o fim de semana e consultava os artistas. Estes poderiam ou não aderir às propostas. “Este ano achamos mais interessante estabelecer conceitos sobre o que gostaríamos de apresentar. Convidamos a classe artística a apresentar projetos que tivessem compromisso com esses conceitos. As inscrições foram feitas por meio de uma plataforma de cadastramento público online”.

A mobilização e interesse da classe artística do município surpreenderam o superintendente. “Tivemos 253 propostas inscritas, selecionamos 74 e incorporamos outras 11 atividades culturais que já estavam programadas para acontecer na cidade. Embora tenhamos recebido propostas de outras cidades, não selecionamos nenhuma, pois a intenção do Corredor é valorizar a produção local”, ressaltou Veiga. “Além de descentralizar as ações para este ano, atingimos o nosso objetivo de ter todos os segmentos culturais representados”, completou.

PROGRAMAÇÃO

Em três dias de celebração do aniversário da cidade que se aproxima haverá três mostras de cinema, duas instalações multimídia, nove exposições, 24 shows, 11 performances de circo e quatro oficinas. No domingo, o encerramento da maratona cultural terá uma edição do Café com Hip-hop, com participação especial do rapper MV Bill. A programação completa está disponível no site corredorculturaljf.com.br.