Campanha contra fechamento do Cine Palace ganha visibilidade nacional

Campanha contra fechamento do Cine Palace ganha visibilidade nacional

O CineArte Palace ganhou mais uma campanha contra seu fechamento nos últimos dias. Alunos do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá também se mobilizaram em favor do último cinema de rua de Juiz de Fora e criaram uma campanha no Facebook intitulada Palace Resiste. "Realizamos um trabalho nesse semestre sobre a importância dos cinemas em Juiz de Fora e, logo após a apresentação desse trabalho, recebemos a notícia do fechamento do Palace. Foi aí que tivemos a iniciativa de montar a campanha. Sabemos que é difícil, mas temos que tentar parar esse movimento, em prol da cultura da cidade", comentou Amanda Andrade, de 20 anos, que cursa o 3º período de Jornalismo.

Em um vídeo de 23 segundos os alunos chamam a atenção para a importância do espaço e convidam a população a assinar uma petição contra o fechamento do cinema. Amanda divulgou a ação em um grupo da rede social, com mais de 409 mil membros, pedindo apoio dos internautas.

A meta dos estudantes é que o abaixo assinado tenha adesão de 10 mil pessoas. Até a tarde dessa segunda-feira, mais de 860 assinaturas haviam sido recolhidas. Os estudantes planejam entregar o documento na Câmara Municipal, e à Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, para que a causa também seja discutida pelas autoridades. Além da petição, o grupo também já planeja postagens na rede social contando a história e a importância do CineArte Palace para a cultura em Juiz de Fora.

SALVE CINE PALACE

Outro grupo de estudantes, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF também se mobilizou na causa. Os universitários criaram uma página no Facebook com o nome Salve Cine Palace, que também tem o objetivo de defender a continuidade do cinema. Os alunos já entraram em contato com os companheiros de causa, para elaborarem ações em conjunto.

Os alunos da FAU/UFJF programam diversas atividades em frente ao prédio, entre exposições, exibições de filmes e peças de teatro. Um debate sobre a importância do espaço acontece na próxima quarta-feira, às 18h30, na porta do Palace.

Leia: CineArte Palace fecha as portas após 69 anos

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro