Museu Mariano Procópio amplia catálogo de acervo online

Museu Mariano Procópio amplia catálogo de acervo online

O Museu Mariano Procópio ampliou os itens do acervo para consultas online. Desde o lançamento da primeira etapa, em março de 2016, com as pinturas, o acesso às categorias vem sendo disponibilizado continuamente, à medida da revisão em andamento. Estão liberados no acervo online 710 desenhos, 450 esculturas, 245 estampas, 642 pinturas e 72 itens da coleção de fósseis.

Diversas categorias estão sendo processadas e revisadas para ficar online, como as coleções de botânica e mineralogia e a etapa final das estampas. O trabalho é realizado por profissionais do Departamento de Acervo Técnico do Museu. O objetivo é que no futuro todo o acervo da instituição esteja disponível ao público, com cerca de 53 mil itens, inclusive documentos, fotografias e a história natural.

Para execução do acervo online foi adotado o banco de dados da Sistemas do Futuro, desenvolvido exclusivamente para a área cultural e usado por vários museus. O banco de dados é uma das metas do projeto de “Requalificação Arquitetônica e Museológica do Museu Mariano Procópio”, patrocinado pela Petrobras, e sob coordenação da Exposições Museus Projetos Culturais (Expomus). Além de atender à demanda de consulta do público, a ação possibilita o reconhecimento do acervo para a correta instrução dos processos de levantamento patrimonial, seguindo os princípios da documentação museológica, assim como da segurança.

O banco de dados pode ser acessado pelo link http://mapro.inwebonline.net/.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro