Projeto traz para Juiz de Fora oficina de dramaturgia

Projeto traz para Juiz de Fora oficina de dramaturgia

O projeto “Teatro em Movimento” chega pela primeira vez a Juiz de Fora com a “Oficina de Dramaturgia: Ideias e Práticas”. Partindo da experiência criativa do grupo da capital mineira Quatroloscinco - Teatro do Comum, os atores-dramaturgos Assis Benevenuto e Marcos Coletta propõem vivência prática, com exercícios de escrita teatral sob uma perspectiva coletiva. A oficina acontece no sábado e domingo, 5 e 6, das 14h às 18h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Av. Getúlio Vargas, 200, Centro).


A oficina é gratuita e destinada a dramaturgos, atores e artistas interessados na produção e reflexão de dramaturgias autorais contemporâneas. De acordo com o produtor local do projeto, Zezinho Mancini, foram recebidas cerca de 120 inscrições. Inicialmente com 25 vagas, o grande interesse do público viabilizou abertura de uma segunda turma, que acontecerá paralelamente à primeira. No total, serão 50 participantes, além de dez ouvintes: “Foi muito bacana ter essa resposta do público, para mostrar o quanto precisamos de formação, o quanto queremos iniciativas desse tipo. Essa resposta abre portas para o projeto ter continuidade em Juiz de Fora. Os coordenadores estão procurando expandir suas ações para novos locais e, com esse resultado, a cidade se torna uma das possíveis rotas”. O resultado dos selecionados pode ser conferido na página do evento no facebook (www.facebook.com/events/966879506725702/).


A iniciativa aposta na potencialidade de transformação social e cultural do teatro. Coordenado pela Rubim Produções (BH), o “Teatro em Movimento” foi criado há 14 anos, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação de espetáculos para outros estados e cidades do interior. Desde então, o projeto contabiliza 174 montagens, que somam mais de 503 apresentações em 14 cidades, com público superior a 365 mil pessoas. As oficinas compõem o eixo de formação do projeto, pretendendo colaborar para a criação de uma rede de circulação de informações e fortalecer a possibilidade de sustentabilidade do setor cultural.


“O teatro, sendo um agente de transformação social, é capaz de atuar como difusor de ideias e cultura, podendo ser usado como instrumento de comunicação. Os resultados do projeto vão além da inclusão das cidades na circulação das montagens. A iniciativa possibilita a formação de um espectador mais crítico e de um público mais preparado e habituado a lotar as salas dos teatros”, afirmou a idealizadora do projeto, Tatyana Rubim.

Quatroloscinco - Teatro do Comum


O Quatroloscinco - Teatro do Comum mantém trabalho continuado de pesquisa e prática teatral desde 2007, baseado principalmente na criação coletiva e autoral, sob estética contemporânea. O grupo busca a cena centrada no jogo entre os atores e seu encontro com o espectador. O coletivo é um importante representante do teatro mineiro contemporâneo, acumulando prêmios, críticas e apresentações em mais de 50 cidades de 14 estados do país, além de Uruguai, Cuba e Argentina, em festivais nacionais e internacionais. Dois de seus integrantes serão os responsáveis por conduzir o encontro em Juiz de Fora.


Assis Benevenuto é formado pelo Centro de Formação Artística (Cefar)/Palácio das Artes e licenciado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve trabalhos como ator, diretor, dramaturgo, improvisador, escritor e pesquisador acadêmico. Participa também do Grupo Espanca! como ator e dramaturgo convidado. É co-coordenador do Ateliê de Dramaturgia em BH e do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto.


Marcos Coletta é formado pelo Teatro Universitário, licenciado pelo Curso de Teatro e mestre em Artes pela Escola de Belas Artes, todos integrantes da estrutura da UFMG. Desenvolve trabalhos como ator, diretor, dramaturgo, improvisador e pesquisador. Cofundador do Quatroloscinco, coordena o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto.

Fonte: Assessoria

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro