Curso técnico aumenta as chances de empregabilidade

Curso técnico aumenta as chances de empregabilidade

Em tempos de desemprego em alta, escolher um curso que proporcione acesso mais rápido a uma vaga faz toda a diferença. Um caminho para agilizar essa ponte entre a escola e o mercado de trabalho pode ser o curso técnico.


Com duração menor que a graduação e com estágio obrigatório, que garante a experiência antes de deixar a sala de aula, o ensino técnico aumenta as chances de empregabilidade. Quem opta por essa modalidade, geralmente, é lançado ao mercado no período que varia de seis meses a dois anos.


Profissionais que passaram por cursos técnicos têm grandes chances de encontrar trabalho em suas áreas de atuação. Essa conquista é atestada por diversas pesquisas nacionais.


Uma destas pesquisas mostra que 74% dos alunos estavam trabalhando um ano após o encerramento do curso. O levantamento revela ainda que, do total de pessoas empregadas, 71,9% atuavam na área de formação escolhida – sendo que 39,2% cumpriam a função aprendida no curso e 32,7% trabalhavam em áreas relacionadas. Além disso, 38,4% dos entrevistados afirmaram ter continuado a estudar após a formação técnica. Destes, mais da metade (54,3%) disseram estar cursando o ensino superior.


Outro estudo, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, indica números semelhantes: dentre os alunos de nível médio que estudaram nas escolas técnicas federais nos últimos cinco anos, 72% estavam empregados – sendo 65% dos quais na área de formação escolhida.

 

Confira alguns cursos que estão em alta


Anote aí os cursos técnicos estão em alta em diferentes áreas do conhecimento.

Técnico em Enfermagem: O curso prepara o profissional para realizar atividades como curativos, administração de medicamentos, vacinas, nebulizações e banho de leito.

Estética: Mesmo em tempos de crise, os profissionais de Estética sempre encontram trabalho. No curso técnico, o aluno aprende a avaliar as condições da pele, fazer procedimentos faciais e corporais e utilizar tecnologias diversas. Duração: um ano e meio.

Farmácia: O técnico em Farmácia realiza as principais operações farmacotécnicas, como classificação de produtos, operações de compra e venda, fiscalização de estoque e testes de controle de qualidade.

Administração: O técnico em Administração trabalha com protocolos, arquivos, expedição de documentos e controle de estoques. Pode também executar tarefas ligadas à gestão geral, de pessoas e de materiais.

Contabilidade: Quem faz o curso de técnico em Contabilidade aprende a lidar com as principais transações financeiras, examinar documentos fiscais, atividade contábil, movimentações, débito e crédito.

Marketing: Habilita o profissional a trabalhar na área de Marketing das empresas, realizando análise de vendas, desenvolvendo projetos de comunicação, captando novos clientes e melhorando o relacionamento com fornecedores.

Química: O técnico em Química realiza análise química quantitativa e qualitativa, mede PH e analisa organismos microbiológicos, matéria-prima e produtos finais na indústria. Participa do desenvolvimento de testes e ensaios com materiais e processos físico-químicos diversos.

Segurança do Trabalho: É outro curso que está sempre em alta. O técnico em Segurança do Trabalho identifica fatores de risco no ambiente de trabalho, propõe medidas de redução de danos, elabora políticas de segurança, divulga normas e procedimentos técnicos.

 

COLÉGIO PIO XII

O Colégio Politécnico Pio XII, localizado na Rua Espírito Santo, 1.301, no Centro de Juiz de Fora, é altamente capacitado em formar Técnicos em diversos setores com muita qualidade. Estudar no Pio XII é a dica para aqueles que sentem paixão pela profissão, e tendem a se especializar e entrar no mercado de trabalho logo após se formar.


A instituição oferece oito cursos técnicos, são eles: - administração, contabilidade, enfermagem, eletrônica, informática, meio ambiente, química e segurança do trabalho. Mais informações sobre esses e outros curso no site, (www.colegiopioxii.com.br).

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro