Aguilar da farmácia

Aguilar da farmácia

Aguilar Rodrigues Pimenta nasceu na cidade mineira de Mutum em 5 de novembro de 1932. Casado com Eny Motta Pimenta, tiveram três filhos.


Aguilar viveu em sua cidade natal até os 12 anos, cursando o ginásio e o antigo curso científico em Alto Jequitibá, no colégio interno da Igreja Presbiteriana, de onde saiu em 1950 para prestar o exame vestibular na Escola de Farmácia e Odontologia de Juiz de Fora, na qual se formaria, quatro anos depois.


Mudou-se em 1955 para Conceição do Ipanema (MG), onde teve origem a Farmácia Gleba.


Em 1959, transferiu-se com a família para Benfica, sendo que, nessa época, o bairro já contava com dois farmacêuticos: Luiz Viana e João Esteves Furtado.


Além do atendimento na farmácia, Aguilar atendia nas residências, fazia transporte de doentes, realizava serviços de enfermeiro e até parto chegou a fazer.


Uma época em que não existia táxi no bairro, o ônibus circulava em poucos horários e o trem era a principal condução. No posto telefônico de Benfica, o único aparelho existente atendia todo o bairro e demorava horas para se completar uma ligação.


Aguilar assistiu a todas as transformações que a comunidade vivenciou.

 

Vanderlei Tomaz_Aguilar DESENHO.jpg


Em 1963, fez parte da comissão organizada com o objetivo de separar Benfica do restante da cidade transformando-o em mais um município mineiro.


Símbolo de eficiência e seriedade no trato com o público, Aguilar recebeu da Câmara Municipal, em 1996, por minha iniciativa como vereador, o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora.


Provavelmente, Aguilar é o farmacêutico mais antigo em atividade em nossa cidade.


Aguilar: Patrimônio humano de Benfica!Fiz este desenho em sua homenagem.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro