Conheça o Vale do Café, um dos roteiros mais charmosos de nosso país!

Conheça o Vale do Café, um dos roteiros mais charmosos de nosso país!

Neste domingo apresento o Vale do Café, região que compreende 15 municípios no sul do estado do Rio de Janeiro, a uma hora e meia de Juiz de Fora. A região ainda é pouco explorada jornalisticamente e turisticamente e tem um grande potencial por ter um turismo bem eclético: desde estilo de vida ligado à produção de orgânicos, passando por excelentes hotéis fazenda e fazendas históricas com turismo pedagógico, além de artesanato e gastronomia.


É um grupo de 14 empreendimentos, entre fazendas históricas, hotéis, hotéis fazenda e loja de artesanato, cada um com sua peculiaridade. O visitante tem muita coisa para explorar na região. Vamos aproveitar a oportunidade de conhecer um destino com muita coisa a oferecer e bem pertinho da gente.

Colaboração: Luisa Avelino - Assessora de Imprensa

UM VALE DE BELEZAS, ENCANTOS E HISTÓRIAS


Nem só de praia vive o turismo do estado do Rio de Janeiro. Aos poucos, cariocas e estrangeiros descobrem as serras do estado e, entre elas, o Vale do Café, na região do Vale do Paraíba. Composta por 15 municípios, a região tornou-se nacionalmente importante durante o século XIX, quando chegou a produzir 70% do café, o ouro negro brasileiro. Estima-se mais de uma centena de fazendas daquele período na região, porém, grande parte está arruinada e fechada. Ainda assim, há várias que são mantidas por empreendedores e que, não só estão abertas à visitação, como oferecem experiências que remetem ao século de imponência e riqueza, mantendo-se como fazendas de trabalho, além de cenários para novelas e filmes.


A região também possui um sistema hoteleiro em expansão, com hotéis idealizados para quem quer passar um fim de semana entre amigos e familiares e, claro, dentro da natureza.

 

A VIAGEM HISTÓRICA DO VALE DO CAFÉ


Dentre as fazendas outrora de café, destacam-se a Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores, que está há 105 anos na mesma família e produz leite e gado de corte. Durante a visita ao casarão de 55 cômodos e mobiliários conservado, a guia Samantta Souza recebe o público vestida de Maria das Dores de Carvalho Guimarães, esposa de Domingos Custódio Guimarães, um dos maiores barões do café na época e ex-proprietário. Logo após a visita, um lanche feito no forno à lenha é oferecido dentro da antiga tulha, que mantém intacto o maquinário da época, porém o mais moderno do Brasil naqueles tempos. A Fazenda do Paraízo já recebeu dez produções audiovisuais entre novelas, séries e filmes e também é um belo cenário para casamentos.


Ainda em Rio das Flores, a Fazenda União é hoje um hotel fazenda de alto padrão. Aberta à visitação guiada, a casa sede possui belos quartos para hospedagem e estrutura moderna de conforto e diversão. Ali, o visitante se deparará com uma enorme coleção de pratos da época e uma viagem na história com a personagem Dona Luisinha, que conta os causos ali vividos e mostra item por item da enorme coleção.


Em Valença, o turista pode conhecer a linda Fazenda Vista Alegre, visitando a casa principal, que também funciona como guest house. A Fazenda Vista Alegre é uma referência em criação de cavalos. Cenário do clipe de 10 anos de Lua de Cristal e da novela “A Viagem”, seus agradáveis jardins são também ideais para eventos, como bodas e casamentos.


No município de Barra do Piraí, localiza-se a Fazenda Ponte Alta, hoje uma agradável pousada. Administrada pelo historiador Roberto Freitas, que recebe os visitantes na casa do barão vestido a caráter. A mais ativa em trabalhos de turismo pedagógicos com escolas, a Ponte Alta costumava receber o presidente Getúlio Vargas, amigo da ex-proprietária. Na antiga senzala, o visitante conhecerá o museu do escravo, onde utensílios do dia a dia e elementos da cultura negra estão expostos ao lado de aparelhos de tortura, ilustrando o sofrimento dos diversos povos escravizados que viveram na região.

 

HISTÓRIA E ESTILO DE VIDA MODERNO


Ainda em Barra do Piraí, é possível visitar a Fazenda Alliança, referência em produção de hortaliças orgânicas e búfalas. Além de deliciosos queijos, oferece guest house, com quartos temáticos, desenhados pela arquiteta argentina Josefina Durini. A Fazenda Alliança é ideal para aqueles que querem não só um turismo histórico, como também conhecer um estilo de vida moderno e engajado.


Por falar em estilo de vida engajado e saudável, a belíssima cidade de Vassouras abriga a Fazenda das Palmas, produtora de cachaça e orgânicos. Sua sede, toda restaurada pela artista francesa Dominique Jardy, recebe não só os turistas como também crianças da região para um belo trabalho social com aulas de tênis, hipismo e golf e vivências na horta. Ainda no âmbito educativo e estilo de vida, a fazenda oferece cursos em desenvolvimento agrônomo como, por exemplo, formação de SAFs (sistemas agro-florestais). Para quem está na região, vale a pena conhecer as delícias de sua padaria, na estrada das Palmas.


Bom lugar para meditar, fazer um piquenique e tomar um vinho em meio à natureza é o Jardim Ecológico Uaná Etê, um belo jardim de 135 mil metros quadrados, concebido pela harpista Cristina Braga, que sempre traz eventos de música à região. Anfitrião do já tradicional Festival FLOR Atlântica, o jardim é um projeto de dez anos, que também recebe hóspedes no charmoso solar e nas chamadas eco hospedagens, que são casas de vidro, no topo do morro, sem energia elétrica e com uma vista única.

 

FESTA E HOTELARIA DE DIVERSÃO E LAZER


Em Vassouras, o casarão da Fazenda São Roque foi recém restaurado e planejado para festas. Ideal para realização de casamentos, a propriedade conta também com uma ampla área externa, antigamente utilizada para produção e secagem de café. O mobiliário antigo e a construção do início do século XIX podem trazer à festa atmosfera antiga e nobre.


Para os que preferem beira de piscina, brincadeiras náuticas no lago, boa comida e recreação programada, a Fazenda Ribeirão é o hotel de lazer perfeito. Sua gigantesca área conta até com pista de pouso para bimotor. Além disso, a fazenda investe em produção de cachaça e cerveja artesanal e tem ambientes propícios para diversos tipos de eventos.


Dentro da charmosa e histórica cidade de Vassouras, o turista encontra o Hotel Santa Amália. Com quartos amplos e confortáveis, o hotel tem recreação para todas as idades e pensão completa. A grande atração fica por conta de suas festas temáticas, que variam de acordo com a época do ano e unem comida gostosa, recreação e muita música, perfeito para interagir e fazer novos amigos.


No centro da cidade, um casarão do tempo do café foi transformado em um aconchegante hotel, o Mara Palace Hotel, ideal para quem quer conhecer a história de Vassouras e passear pelas suas seculares figueiras e construções do século XIX. Dali, o visitante pode conhecer o Museu Casa da Hera, onde viveu Eufrásia Teixeira Leite, uma das mais importantes personagens do ciclo cafeeiro e a primeira mulher brasileira a investir em bolsa de valores. O pitoresco trem da cidade passa na frente do hotel. Aos sábados, O Mara oferece uma deliciosa e conhecida feijoada.


Para quem prefere uma charmosa e aconchegante pousada próxima ao centro, pode hospedar-se na Vila Hibisco, um novíssimo apart-hotel que faz o visitante esquecer o carro e percorrer, caminhando, as históricas ruas de pedra da cidade.

 

ARTESANATOS E CACHAÇA PREMIADA


Se o que não pode faltar em uma região tão próxima a Minas Gerais são as cachaças e o artesanato, o Vale oferece a premiada Cachaça Werneck, com a mais recente premiação no Miami Rum Festival. O sítio da Werneck em Rio das Flores pode ser visitado e lá o turista ficará conhecendo o processo artesanal e cuidadoso de uma das melhores aguardentes do país.


Ainda em Rio das Flores, é possível adquirir um dos (ou muitos) maravilhosos artesanatos produzidos na região. É só visitar a loja Florart, associação de artesãos locais, e se encantar com os bordados para casa, os queijos, geleias e inúmeras lembranças disponíveis. A Florart conta com mais de 15 artistas associados.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro