Rota dos Espumantes é destino obrigatório para quem visita Garibaldi

Rota dos Espumantes é destino obrigatório para quem visita Garibaldi

Garibaldi, no Rio Grande do Sul, é uma cidade onde o turista pode visitar cantinas familiares e vinícolas de grande porte e, entre uma taça e outra de champanha, acompanhar o processo de elaboração desta preciosa bebida. Poderá ainda, degustar um bom vinho e um saboroso suco produzido nesta terra e participar de excelentes cursos de degustação.


O visitante também terá a oportunidade de interagir com agricultores e artesãos e conhecer um pouco mais da cultura do município, cantando e se divertindo. Vai se encantar com o patrimônio arquitetônico existente no centro desta cidade, com prédios do início do século passado compondo um cenário bucólico e apaixonante! Uma inesquecível volta no tempo!


Há ainda a deliciosa culinária típica da imigração italiana, com os produtos coloniais, além das mais diversas opções de cardápios.

 

COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO


Mascates, tropeiros, religiosos, artesãos, ferreiros, italianos, franceses, sírio-libaneses... O florescimento do comércio em uma das principais estradas do sul do país, a Buarque de Macedo, fez com que o centro de Garibaldi se tornasse rico e luxuoso. Os grandes casarões de alvenaria, em um total de trinta e quatro prédios, construídos em meados de 1900 e ornamentados com os mais delicados detalhes - flores, frutas, compoteiras, rostos e corpos, destacando-se as figuras femininas e infantis -, fazem da caminhada no centro da cidade uma mágica volta no tempo, a serenidade da infância.


Dentre os prédios, destaca-se a Mansão Mazzini, que na década de 20 foi considerado um dos mais charmosos prédios do Rio Grande do Sul; a Prefeitura Municipal, hoje reformada; e o Museu Municipal, que foi a antiga Societá Italiana di Mutuo Socorso Stella D’Itália, que preserva a história da cidade e do comércio local. Ressalta-se também a Igreja Matriz São Pedro, construída em estilo neo-gótico e ornamentada com obras de diversos artistas anônimos, além de possuir um dos únicos Órgãos de Tubos no Rio Grande Sul.

 

ROTA DOS ESPUMANTES


Desde 1913 aos dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos espumantes brasileiros. Em grandes empresas e cantinas familiares, o visitante poderá visitar e conhecer a história, elaboração, engarrafamento e aprender a degustar e apreciar esta nobre bebida. Também é possível apreciar a arte de elaborar e degustar destilados diversos, como conhaques e whiskies, sem esquecer dos licores, vinagres e sucos naturais. A Rota dos Espumantes reúne as sete principais empresas vinícolas de Garibaldi, demonstrando o produto que tornou o nome do município conhecido internacionalmente: o champanhe.


O verdadeiro sabor da gastronomia caseira, com cheirinho de pão saindo do forno e com o carinho da nossa infância é a maior qualidade deste novo roteiro pelo interior de Garibaldi, nas comunidades de São Jorge, Araripe e São Gabriel. Caminhar pelos vinhedos após um divertido passeio de trator, degustar bons vinhos, provar as delícias dos pães, geleias e licores caseiros produzidos através de agricultura ecológica, copas, salames, além das boas histórias dos “nonos” da região, trazem momentos de lazer e diversão aos visitantes.


Destacam-se também os pequenos acervos familiares, os capitéis, capelas e grutas existentes no caminho, onde a humilde religiosidade dos primeiros imigrantes é vivenciada até os dias de hoje. Durante o verão, é possível também participar da colheita da uva e degustar essa fruta no próprio vinhedo, além de participar de piqueniques, trilhas e refeições com o gostinho de nostalgia e saudade.

 

RELIGIOSIDADE


A religião foi desde sempre um elemento agregador, não seria diferente em Garibaldi, onde foi um elemento nuclear na formação da cultura, um paradigma a nortear valores, conceitos e padrões. O seu papel e sua importância podem ser lidos no jogo de volumes da arquitetura da Igreja Matriz, na trama, nas cores, nas formas de seus vitrais e nos espaços que se alojam no nosso íntimo, ecoando em nossa essência. No falar silencioso do Convento e Capela de São José a inspirar nossa fragilidade humana e alimentar nosso espírito. Compartilhar, na Igreja da Ermida, a crença da reza, da materialidade da promessa da graça alcançada, da descoberta de mais significados que nossos olhos podem enxergar.

 

LAZER E DESCANSO


O Passeio da Barragem contempla história, natureza, tranquilidade e descanso, em um espaço projetado às margens da Barragem de Garibaldi. A melancolia dos trilhos e ponte de pedra, a pinguela em madeira e a sombra das árvores oportunizam momentos únicos, especialmente ao final das tardes de verão.


No Passeio da Estação, a presença da Estação Férrea, a harmônica concepção do passeio somado as cores das flores e a delicadeza da brisa a acariciar a face, confere ao lugar uma atmosfera especial. O clima nostálgico brinca com nossa imaginação, possibilitando vivenciar experiências distantes do nosso cotidiano numa combinação de encantamento e memória, onde se pode encontrar os vínculos afetivos e históricos da cidade.


Os negócios também são favorecidos. Entre as empresas de Garibaldi destacam-se as produtoras de frangos de corte, móveis e a metalurgia, que fazem o nome do local ser reconhecido e valorizado pelo mundo inteiro.


Em Garibaldi, a terra do champanha, inúmeras opções esperam pelo visitante. Desde uma taça de espumante gelada numa bela vinícola até um passeio rústico onde a natureza completa o cenário. Cidade de memória, turismo, diversão, cultura e história.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro