Lima:misto de modernidade e antiguidade

Lima:misto de modernidade e antiguidade

O brasileiro está descobrindo o Peru, não apenas Machu Picchu, que é um destino desejado por muitos, principalmente pelos jovens que curtem os mistérios daquelas ruínas, mas hoje esse desejo de visitar o país está abrangendo outras cidades e principalmente Lima, com sua gastronomia estrelada.


Intitulada a cidade mais eclética do Peru, Lima é milenar, cultural, bucólica e cosmopolita: a capital peruana é assim, um destino plural que é singular no mundo.


De um lado, o Oceano Pacífico, do outro, uma metrópole moderna que, mesmo com os seus milhares de anos, se mantém clássica, surpreendente e pulsante. É possível visitar desde um sítio pré-colombiano como Pachacámac, sede de um oráculo e centro de peregrinação religiosa de diversas épocas, até casarões e igrejas coloniais, como a Catedral, o convento de São Francisco e o Palácio de Torre tagle, hoje sede da Chancelaria.


Este é o cenário multifacetado de Lima, a cidade onde o passado se encontra com o presente para fazer de qualquer viagem uma conjugação perfeita de belas paisagens, novas experiências e roteiros personalizados para os mais diferentes gostos e perfis.


Com o charme característico das regiões litorâneas, a riqueza histórica de quem já abrigou de civilizações pré-incaicas a colonizadores espanhóis, o encanto vindo de uma natureza exuberante e o agito comum às grandes capitais, Lima preenche todos os requisitos para o viajante se apaixonar à primeira visita. E, acredite, bastam 24 horas para que isso, de fato, aconteça. Ficou interessado? Então confira as atrações selecionadas abaixo!

 

- Miraflores e ruínas de Huaca Pucllana: cartão postal da capital peruana, Miraflores cocentra a melhor infraestrutura turística da cidade. Entre as atividades realizadas por ali que precisam constar no itinerário, estão uma caminhada pelo famoso Malecón (calçadão), posicionado em cima de uma falésia e de onde dá para ver o mar; um passeio pelo Parque do Amor, área verde repleta de bancos e muros decorados com mosaicos coloridos; uma passadinha no shopping Larcomar, centro comercial a céu aberto, ou no Mercado Inka, ideal para comprar uma lembrancinha típica; e, por fim, em pleno bairro de Miraflores, uma visita ao sítio arqueológico de Huaca Pucllana - fechado às terças-feiras - e às suas ruínas de antigos povoados, que incluem até uma pirâmide milenar.


- Centro Histórico: tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1991, o centro de Lima é um reduto de relíquias históricas e arquitetônicas, situadas principalmente ao redor da Plaza Mayor. Entre os monumentos mais simbólicos da região estão uma fonte de bronze datada do século 17, a colossal Catedral de Lima, o Palácio do Governo, a Prefeitura de Lima, o Palácio Arcebispal, a Guarda Real, a Basílica Menor e o Convento.


- Parque da Reserva: rodeado por rica vegetação, chafarizes ornamentais, monumentos arquitetônicos e esculturas lúdicas, feitas de grama, árvores e flores e em formato de borboleta ou de um conjunto de chá - bem parecido com o do filme “Alice no País das Maravilhas” , aliás - o Parque é um refúgio incrível. Ali, além de paz e tranquilidade, há ainda o lendário Circuito Mágico das Águas, show de luzes, cores, músicas, movimentos e projeções promovido pelas águas da Fonte da Fantasia. O espetáculo acontece de terça a domingo, a partir das 19h15.

 

NA NOITE


Para encontrar a boemia que também mora em Lima, a parada certeira é em Barranco, distrito das artes que concentra restaurantes, barzinhos, baladas e peñas (bares típicos), animando as noites da cidade peruana. Porém, antes de partir para a diversão que toma conta do destino depois que o sol se põe, não se esqueça da tradição local de fazer um pedido e atravessar a icônica (e romântica) Ponte dos Suspiros, prendendo a respiração ao mentalizá-lo.

 

NA MESA


Eleito o melhor destino culinário do mundo, o Peru retira de suas raízes os ingredientes responsáveis pelo sucesso gastronômico do país.


Descendentes um do outro, a cozinha peruana se parece muito com o seu povo: uma combinação alegre e colorida entre diferentes culturas que deu origem não somente a uma, mas a inúmeras receitas incomparáveis. Aliás, quando o assunto é gastronomia, o Peru é unanimidade. Ganhador do prêmio de Melhor Destino Culinário, concedido pelo World Travel Awards, durante cinco anos consecutivos (de 2012 a 2016), não por acaso o país é o endereço de alguns dos mais consagrados e reconhecidos restaurantes do mundo.

 

DIVERSIDADE CULTURAL


Nos quase cinco séculos que transcorreram desde a fundação espanhola, Lima tem sido sinônimo de uma mestiçagem que surpreende a leigos e a conhecedores, o que constitui um dos seus maiores valores. Há muitos exemplos disso na sua arquitetura monumental, que enriquece o Patrimônio Cultural da Humanidade; no seu povo, realmente experto em adaptar-se às modificações. Além disso, Lima oferece ao turista excelentes museus e galerias de arte, peças de teatro, exposições culturais de alto nível e modernos shoppings e centros de lazer, além de importantes atrativos arqueológicos e naturais.


Na próxima viagem a sugestão é descobrir o Peru.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro