Herança cultural holandesa faz parte dos encantos de Holambra

Herança cultural holandesa faz parte dos encantos de Holambra

A pequena e charmosa cidade de Holambra (SP), conhecida, principalmente pela influência holandesa, está a pouco menos de 40 quilômetros de distância de Campinas. Arquitetura, gastronomia e os lindos campos de flores refletem os costumes coloniais e fazem dali um ótimo destino de fim de semana. Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil.


Para conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, vá ao Museu Holambra, que mostra a trajetória dos imigrantes desde a fuga de uma Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial até a chegada à Fazenda Ribeirão, onde o município começou. São documentos, fotos, filmes e objetos utilizados pelos holandeses, além de réplicas das casas tradicionais da época. Também é possível visitar o Moinho Povos Unidos, construído em 2008 para celebrar os 60 anos da imigração holandesa. Ele é o maior moinho típico de grãos da América Latina, somando 38 metros, e é o grande cartão-postal da cidade.


Outra tradição local são as flores. Holambra já até ganhou o título de Capital Nacional das Flores. Atualmente, a cidade é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, respondendo por cerca de 40% das vendas do setor. E elas também são um grande atrativo turístico, não somente durante a Expoflora, o evento anual que reúne mais de 300 expositores. Os produtores aproveitam a realização entre agosto e setembro, para lançar as novas variedades de flores e plantas e para avaliar a sua aceitação pelo consumidor.Você também pode visitar os campos e estufas de alguns dos produtores e pode até aprender um pouco mais sobre o cultivo das plantas.

EXPOFLORA

Em sua primeira edição, em 1981, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana. Hoje, mais de 300 mil turistas visitam a Expoflora a cada ano. O recorde de público se deu no último ano, chegando a 328 mil pessoas nos 17 dias da exposição.


Os expositores aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades em flores e plantas ornamentais, já que o evento é hoje a grande vitrine das novidades da floricultura nacional. Este ano, a expocição começou no dia 25 de agosto e segue até 24 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h.


A Mostra de paisagismo é uma das atrações da Expoflora e, para a sua realização, a organização convida profissionais e empresas para apresentarem projetos, produtos e serviços voltados para o setor. O desafio para esses profissionais (paisagistas, arquitetos, decoradores, designers de interiores, agrônomos etc.) é a criação de projetos paisagísticos e de decoração que contemplem sugestões simples para o uso de flores e plantas ornamentais adequadas a cada ambiente, deixando a casa mais confortável, alegre e bonita.


SÃO VÁRIAS AS ATRAÇÕES DURANTE TODO O EVENTO:

- Exposição de Arranjos Florais: feita em ambiente climatizado, onde milhares de hastes de flores e plantas são utilizadas na exposição de arranjos florais para emocionar e encantar a todos os visitantes.


- Danças Típicas Holandesas: 300 bailarinos, com idades entre 9 e 18 anos, apresentam-se diariamente, a partir das 14h30. Os grupos de danças típicas apresentam-se nos cinco palcos do recinto. Os integrantes, de acordo com a idade, são divididos em grupos que têm nomes de flores, escolhidos pelas próprias crianças. As danças são inspiradas na natureza, nas profissões e nas colheitas, ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês, representadas por meio de valsas, marchas, mazurcas e o schots (que virou xote).


- Passeio Turístico: conheça a história, a arquitetura e os famosos campos de flores dessa antiga colônia holandesa e uma parada no maior Moinho Típico Holandês da América Latina. O passeio tem duração aproximada de 50 minutos.


- Parada das Flores: Às 16h, carros alegóricos decorados com flores e plantas, ladeados pelos artistas que atuam na Expoflora, percorrem boa parte do recinto, conduzindo os visitantes ao local da chuva de pétalas.


- Shopping das Flores: amplo espaço para venda de 3.500 variedades de mais de 300 espécies de flores e plantas ornamentais da melhor qualidade. No local, estão à disposição para serem levadas para casa a maior parte das flores e plantas cultivadas por cerca de 400 produtores de Holambra.


- Compras: souvenirs holandeses, só encontrados em Holambra, artesanato, moda e decoração. Opções para presentear e levar um pedacinho da cidade para sua casa.


- Culinária Holandesa e Brasileira: a culinária típica holandesa é muito saborosa e faz sucesso no mundo inteiro. Os restaurantes típicos e as confeitarias oferecem o melhor da gastronomia dos Países Baixos. O Restaurante Amsterdam, localizado no interior do recinto, estará encarregado de atender aos visitantes que efetuarem a compra antecipada através da Central de Reservas. O local oferece um self service especializado em comida típica holandesa e brasileira No Restaurante Fazenda, também localizado no interior do recinto, os turistas encontram comida caseira com churrasco, além de uma boa cerveja artesanal.


Expoflora em Holambra, uma excelente pedida para um final de semana. A distância de Juiz de Fora a Holambra é de 498km, mais ou menos 6h e 46min de viagem. Da cidade e de outro municípios da região, nesta época, saem várias excursões com destino a Expoflora. Procure seu agente de viagens para maiores esclarecimentos.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro