Natal de Luz em Gramado é o local onde se volta a acreditar na Magia do Natal

Natal de Luz em Gramado é o local onde se volta a acreditar na Magia do Natal

Acabei de chegar das Serras Gauchas, precisamente de Gramado, onde assisti belíssimos espetáculos que compõem a grande festa do Natal Luz. É um mudo de magia, encanto e emoção. Onde o sonho e a realidade se unem em um dos mais fascinantes espetáculos natalinos do Brasil.


Em sua 31ª edição, o Natal Luz começou mais cedo, no dia 28 de outubro neste ano, e terminará no dia 15 de janeiro de 2017. São atrações únicas que refletem amor, paz e união; emocionam a todos e fazem a alegria transbordar. As luzes, os sons, os artistas e a decoração transformam a cidade de Gramado em um belíssimo palco a céu aberto. Espetáculos artísticos, personagens que atuam com maestria e a participação de toda a comunidade é o segredo para que tudo dê muito certo.

SHOW DE ACENDIMENTO


Uma usina de Natal em uma cidade encantada chamada Gramado. Assim funciona o Show de Acendimento, uma verdadeira fábula de Natal. Bem em frente ao Palácio dos Festivais, os senhores do tempo precisam da ajuda de todos os povos, de diversas nações para gerar energia e viver por 24 horas. Se tudo der certo, a cidade acende e, toda iluminada, ainda é palco para um belíssimo espetáculo de neve que encanta a todos os presentes.

PARADA DE NATAL


Personagens dos espetáculos, bandas, soldadinhos e outros atores da festa fazem a alegria da comunidade e visitantes. A cidade fica animada e a Parada de Natal passa animando a todos.

CONCERTOS DE NATAL


Apresentações musicais com repertório de músicas natalinas, eruditas e diversos instrumentos. Momentos únicos de magia, glamour e muitas emoção do público que assiste.

ÁRVORE CANTANTE


É dos espetáculos mais tradicionais da programação natalina. Regida pela Maestrina Liana Rübenich, o espetáculo conta com uma bela apresentação do Grupo Bocalis. Hoje é integrado por 23 cantores das cidades de Gramado e Canela, realizando seus ensaios periódicos para aperfeiçoamento.

CORRIDA E CAMINHADA DO NOELA


É uma corrida de 6 ou 12 km, ou uma caminhada de 3 km, que faz a alegria dos adeptos do esporte. O cenário fica ainda mais divertido quando personagens e Papai Noel interagem com o público deixando tudo ainda mais encantador. O turista pode se inscrever e participar.

ORQUESTRA SINFÔNICA


Com a presença da Orquestra regida sob a batuta do Maestro Bernardo Grings, a Rua Coberta é palco de ótimos momentos de música clássica com temas natalinos.


VILA DE NATAL


A tradicional Vila de Natal traz diversas novidades para este ano. Com uma intensa programação, totalmente gratuita, conta com a “Casa do Bom Velhinho”, onde o Papai Noel recepcionará os visitantes que irão se divertir com a programação, que conta com cantores, atores, clowns, músicos e corais.


A Vila de Natal conta também com expositores locais e seus produtos artesanais, expondo lembranças feitas a mão para decoração ou para presentear. O espaço também é palco para diversas atrações, fazendo a alegria do público infantil e adulto.


Todas as atrações citadas anteriormente são gratuitas. Mas a cidade também oferece três espetáculos pagos, que acabam sendo as atrações principais:


“Eu Sou Maria” - em um musical épico, a história começa no “Sim” de Maria para o Anjo Gabriel, onde ela se compromete com a maior missão da humanidade: dar à luz ao homem que mudou bilhões de vidas.
Grande Desfile de Natal - é a tão esperada presença do Papai Noel e dos principais personagens do Natal num cortejo grandioso, de muita alegria e emoção. O espírito mágico do Natal é sempre contado numa história que se transforma num espetáculo de som, luz e fantasias.
Natal pelo Mundo - Sofia, a menina que visitava a Fantástica Fábrica de Natal, cresceu e amadureceu! Mas, como todas as pessoas quando chegam a esta idade, se permitiu sonhar de novo.

A CIDADE


Muito além do Natal Luz, Gramado é uma cidade fascinante e com muitos lugares a conhecer. Alguns já visitados e revisitados como o Mini-Mundo, criado pela família Höppner em 1981, representa a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland, Dinamarca. Mostras as réplicas de um mundo imaginário e criativo.


O Lago Negro também é uma atração, e ao longo de toda a sua margem, o turista desfruta de uma passeio florido. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido. A Igreja de São Pedro, inaugurada em 1942, tem sua estrutura montada em pedra basáltica, e exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica.


Outra atração são os cristais de Gramado, show-room de produtos elaborados em cristal, onde o visitante pode conhecer o processo artesanal de fabricação de peças sofisticadas e originais. O parque Snowland, cujo sinônimo é diversão na neve, é o primeiro parque de neve indoor das Américas. É sensacional e todo mundo adora.


Também se pode dar um pulinho em Canela, onde nos deliciamos com várias fábricas de chocolates, para curtir o Bondinho Aéreo, o primeiro do Rio Grande do Sul. No local, o visitante se encanta com a vista da Cascata e do Parque do Caracol, que também pode ser visitados a pé. O Vale dos Vinhedos faz parte de uma viagem de imersão à cultura italiana, onde visita-se uma vinícola, aprendendo a conhecer o vinho de qualidade e apreciá-lo.

ESCULTURAS 


Fiquei mesmo encantada com uma nova atração da região, que fica em Nova Petrópolis. Seu nome é “Esculturas Parque Pedras do Silêncio”, que conta a história da imigração germânica na região. À medida que a guia Gabriela foi nos relatando a importância de cada escultura, percebi a grande influência e contribuição em toda a história do país. Convido a todos que visitar a região a visitar o local é muito interessante.
Durante a viagem, conversei com o Sr. Valmor Heckler, proprietário do local e idealizador do projeto, e ele me deu um breve relato sobre o parque. “O parque foi montado com o principal objetivo de resgatar a história da imigração germânica da região e divulgá-la por intermédio de esculturas. Inicialmente, foi montado um roteiro histórico e cultural, com a ajuda de vários historiadores da cidade e que depois de pronto serviu como base para três escultores gaúchos fazer as esculturas. Os escultores são Cristovão Hullen, Rogério Bertoldo e Rodrigo de Azevedo. A matéria prima utilizada foi o arenito, que é uma pedra de formação sedimentar abundante em nossa região e foram utilizados mais de 300 toneladas para esculpir o parque. O nome Esculturas Parque Pedras do Silêncio surgiu da ideia de que as esculturas, as pedras, estão em silêncio contando esta história", conta.
O parque está aberto a visitação desde novembro de 2014 e foram quatro anos de trabalho até abrir a visitação. Toda a estrutura do local foi montada utilizando materiais de reaproveitamento de antigas construções e na técnica de construção Enxaimel, mesma técnica que os primeiros imigrantes utilizavam para construir suas casas. São mais de 80 esculturas que compõem o acervo do parque. O projeto está tendo uma grande aceitação entre os visitante por se tratar de um atrativo histórico, cultural e artístico que se encontra emoldurado pela generosa natureza da serra gaúcha.
Está localizado na Rua Emilio Dinnebier Filho, 560 na Linha Brasil - Nova Petrópolis, com acesso no km 13 da ERS 235 a 20 km de Gramado e a 10 km de Nova Petrópolis na Serra Gaúcha.
Tem ainda para visitar Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa, Novo Hamburgo e outras cidades menores. Realmente as Serras Gaúchas são vários destinos em um só e vale muito a pena a visita, principalmente nesta época.