Como montar o seu Modelo de Negócio

Como montar o seu Modelo de Negócio

Olá, tudo bem? Uma ferramenta fundamental para analisar o seu empreendimento de forma 360 graus é o Método Canvas de Modelo de Negócios. É necessário entender o seu ramo de atuação profundamente, como as inovações geram efeito, além do comportamento de consumidores e até de seus colaboradores.


Faça isso com calma, com ajuda de pessoas envolvidas e alguém que você identifica como um potencial cliente, para feedback imediato em cada etapa.


Lembre-se dos 3Ps da Adm360: PESSOAS / PROCESSOS / PRODUTOS.


Responda: Quem é o meu cliente? Qual o problema ou a necessidade dele? Como resolverei isso pra ele? Como se ganha dinheiro com isso?


Vamos fazer isso juntos, abra uma planilha no Excel ou um caderno, é rápido e muito eficaz. O objetivo é ter isso em uma página só. Defina:

 

1) Segmento de clientes– para quem está criando valor?


2) Proposta de valor – produtos geram benefícios, qual o diferencial, o que eu entrego?


3) Canais de venda, distribuição e comunicação – como o cliente interage e percebe valor? Como quer ser abordado? Qual o custo de cada canal?


4) Relacionamentos com clientes e como fortalecer - Que tipo de relacionamento querem? Como criar vínculos duradouros?


5) Fontes de receita – quanto e como o cliente pagará pelos benefícios recebidos a partir da proposta de valor? Qual o valor estão dispostos a pagar?


6) Recursos principais do negócio – quais são essenciais? Financeiro, pessoal, máquinas?


7) Atividades-chave para funcionar - quais são importantes pra minha proposta devalor?


8) Parceiras principais - fornecedores, parceiros?


9) Estrutura de custos - Manter a oferta de valor. Quais são os custos mais importantes?


Use isso para nortear suas estratégias de como alcançar o eu deseja. Sucesso e prosperidade!

 

Rogério Paschoalino, Administrador, MBA em Administração Estratégica, Consultor de Empresas e Diretor do Conselho Jovem da Associação Comercial e Industrial de Juiz de Fora.

Rogério Paschoalino.JPG

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro