As 5 forças de Porter para seu negócio melhorar já!

As 5 forças de Porter para seu negócio melhorar já!

Olá tudo bem? Em reuniões com empresários, tenho ouvido muitos culparem a crise, os concorrentes, os fornecedores, até dos clientes, e ainda os que perceberam seus produtos serem substituídos por outros. Ou seja, as 5 Forças de Porter estão presentes. Vamos a cada um desses pontos e analisar como fazer para seu negócio melhorar. Antes um fato, todos os meus clientes estão em crescimento, então pergunto, como a crise não os afetou tanto? Como expandem e vendem mais? Cada empresa tem uma cultura e administração diferente. Certo é que os 3Ps - Pessoas/Processos/Produtos estão em sintonia. Na rivalidade entre concorrentes, há uma série de fatores a serem analisados. Pode ser o ponto comercial. Como ele treina seus funcionários. O modo como ele faz a sua logística. A negociação com fornecedores. Promoção que faz para atrair ou para manter clientes.

O modo como trata cada parceiro envolvido no seu negócio. São vários fatores que, ao serem analisados de forma séria e realista lhe trará bons rumos. Sobre o poder de negociar com fornecedores, sugiro rever isso. Todos nós temos metas a cumprir e margem de lucro a respeitar, logo, achar essa equação pode ser mais simples. Tente negociar. Não aceite o primeiro preço. Faça cotações em uns três fornecedores diferentes. Planeje as compras. Para isso, é preciso sair e conhecer feiras e eventos de seu interesse. Pense em parceiras. E sobre o poder de negociação do cliente, você pode perceber, para seu negócio melhorar que há os concorrentes diretos e os indiretos, esses últimos talvez sejam as pequenas pedras nas quais você tropeça, pois ainda não os percebe.


O que você tem feito para encantar cada cliente e vender mais, de forma que ele se sinta valorizado e queira voltar? Ainda há a internet que, dependendo do caso, entrega mais rápido e mais barato do que se o cliente for à sua loja.


Dependendo do negócio há facilidade de novos entrantes, e estes podem usar estratégias de preço baixo, logística ou mão de obra. Calma e espere a reação de mercado. Analise a cada seis Produtos substitutos são um grande problema para toda empresa. Quem antecipou que os carros fossem substituir as carruagens? Ou que as fábricas de máquinas de escrever não seriam as fornecedoras naturais dos teclados atuais? Atente-se para as tendências de mercado. Para onde está indo o seu público?


Os pontos acima, se tratados com seriedade, fará o seu negócio melhorar, pois uma vez que você faz coisas diferentes, o resultado será outro! Faça melhor e o cliente vai optar por comprar com você!

 

Rogério Paschoalino, Administrador, MBA em Administração Estratégica, Consultor de Empresas e Diretor do Conselho Jovem da Associação Comercial e Industrial de Juiz de Fora.

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