7 dicas para melhorar sua inteligência emocional e de sua empresa

7 dicas para melhorar sua inteligência emocional e de sua empresa

O autoconhecimento é o pilar para o desenvolvimento da inteligência emocional. Estar em contato com as limitações e habilidades individuais, permite desenvolver um controle de si mesmo que auxilia em muitas situações profissionais e pessoais.


Ter profissionais com alta inteligência emocional facilita não só o bom relacionamento com as demais pessoas da empresa, como melhora a interação e a comunicação entre equipes, buscando com isso um foco maior nos projetos e melhores resultados.


A boa notícia é que a inteligência emocional é resultado de treino, assim como qualquer outra competência.


Conheça sete dicas sobre como melhorar a inteligência emocional de sua empresa:

1) Incorpore hábitos novos em sua rotina

Exercícios diários que desenvolvam a empatia, observação, resiliência, tolerância e autocontrole podem gradativamente transformar algum colaborador com uma personalidade mais explosiva em alguém muito mais apropriado de si mesmo.

2) Muitas vezes, reclamar não ajuda

Em momentos de frustração e contrariedade, a reação mais comum que tomamos é a reclamação. A melhor sugestão é pensar logo no plano de ações para reverter o problema, utilizando o pensamento de forma estratégica.

3) Team Building

Procure formas de conhecer os talentos individuais de cada membro de equipe para que a construção dos times de trabalho seja mais harmoniosa.

4) Tire seus colaboradores da zona de conforto

Hoje, cada vez mais, o mercado demanda que sua empresa tenha equipes multifuncionais, tirando seus colaboradores de suas respectivas zonas de conforto.

5) Seja um gestor com a inteligência emocional desenvolvida

Um bom gestor possui a Inteligência Emocional bem desenvolvida. Afinal, é preciso transmitir confiança, estar atento às necessidades e aos anseios de cada colaborador. O gestor atua diretamente nessa área.

6) Compreenda o lado humano

Muitas empresas se perdem rapidamente, pois estão focadas apenas na satisfação dos clientes e nos resultados objetivos. É necessário sempre fazer um resgate, lembrar que o maior ativo de uma empresa são as pessoas que lá trabalham.

7) Mapeamento comportamental dos colaboradores


Conhecer seus colaboradores permite a melhor elaboração de equipes multifuncionais, que podem mudar o panorama de sua empresa. Na DomIneSCo, utilizamos o DISC para ajudar empresas a encontrarem seus times ideais. Entre em contato (32) 3015-1977.

 

Luís Otávio.jpg Luís Otávio Loures da Conceição - Empresário, 15 anos de experiência desenvolvendo soluções com a Metodologia D.I.S.C., Sócio-Diretor da DomIneSCo Soluções em Gestão de Pessoas LTDA.

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