O segredo das equipes de alta performance em três passos

O segredo das equipes de alta performance em três passos

Sempre quando converso com alguns de meus clientes, todos eles compartilham um problema comum: "Como está ficando cada vez mais difícil trabalhar com pessoas." De fato, quando incluímos essa variável na conta, não há uma fórmula mágica. Nesse contexto, como é possível buscar o máximo de eficiência de sua equipe? Como é possível engajar, transformar pessoas, buscar objetivos e metas comuns para o sucesso de sua empresa? A boa notícia que existem várias ferramentas que podem nos ajudar.

Um grupo transforma-se em uma equipe quando todos, além de perseguirem os objetivos e metas comuns, trabalham engajados em melhorar constantemente a maneira como operam, sempre observando um diagnóstico da situação e resolução de problemas.

Os times de alta performance são extremamente alinhados, tem comuns valores e visão, porém não são iguais entre si. Possuem riqueza, diversidade, multiplicidade de conhecimentos, habilidades, bagagens e opiniões. Mas como encontrar esse time dos sonhos?

Primeiro, é necessário se ater a alguns detalhes na hora de construir essa equipe. Como uns quebra-cabeças, cada peça deve se encaixar para a montagem final. Separamos aqui em três tópicos, boas práticas para montar esse time

1) Ter boas lideranças que trabalhem como coaches e mentores

É fundamental contar com líderes que consigam apontar o norte das equipes e engajar seus colaboradores. Esses profissionais ajudarão no autodesenvolvimento e aprendizado constante dos liderados. Afinal, todos nós somos indivíduos em constante evolução e aprendemos coisas novas todos os dias.

2) Reforce o comportamento positivo

É fundamental colocar as pessoas no centro de sua organização. Afinal, elas são o maior ativo de sua empresa. Resultados expressivos, avanços nos desempenhos devem ser exaltados. Cada membro do time é importante e o sucesso deve ser compartilhado sempre. A ideia que reforço aqui é a necessidade de gerar o sentimento de pertencimento. Os colaboradores precisam comprar a sua causa.

3) Mapeamento Comportamental do seu time

Você realmente conhece a sua equipe de trabalho? Outra ferramenta que ajuda muito nessa função é a utilização de pesquisas de mapeamento comportamental. Através da Metodologia DISC, é possível identificar os padrões de comportamento de cada membro da sua equipe. Os pontos fortes e fracos que ajudarão no trabalho de montagem dos times.

Na DomIneSCo Soluções em Gestão de Pessoas, realizamos testes específicos que ajudam diversas empresas a encontrarem seus times ideais. Entre em contato (32) 3015-1977! Estamos prontos para ajudar

 


 

Luís Otávio.jpg

Luís Otávio Loures da Conceição - Empresário, 15 anos de experiência desenvolvendo soluções com a Metodologia D.I.S.C., Sócio-Diretor da DomIneSCo Soluções em Gestão de Pessoas LTDA.

 

 

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro