Entenda seu cliente, agora!

Entenda seu cliente, agora!

Olá, como vai? Tudo bem? Esperamos, sinceramente, fazer a diferença para você e para o seu negócio, afinal, este é o nosso objetivo, levá-lo a patamares mais elevados de relação de consumo no varejo. Atender todos atendem, mas atender de forma encantadora é o desafio dos novos tempos.


Quem atende seus clientes deveria estar extremamente motivado, e isso nem sempre é real. Vários fatores influenciam na motivação. Hoje, trataremos o assunto de forma a iniciar você em um mundo novo de relação com o cliente, com sua equipe, parceiros, fornecedores e até mesmo em casa. Muito interessante, né? Pois bem, isso pode ser conseguido através da percepção do perfil em questão de segundos.


É uma ferramenta muito eficiente e muito nova, trazida ao Brasil pelo Dr. Carlos Lima, e aqui, de forma resumida, consegue nos esclarecer como melhorar toda nossa visão de relações humanas.


Segundo estes estudos, existem basicamente quatro tipos de personalidades, com traços bem característicos e marcantes em suas falas e comportamentos. Importante reforçar que não há personalidades melhores ou piores, nem certas ou erradas. O que há é um entendimento da forma de agir e pensar do ser humano e como isso se reflete nas vendas. Nosso foco é varejo!


O primeiro desses perfis é o Analítico (Shaper, no original), cliente de fala baixa, olho no olho, analisa muito antes de comprar. Com postura ereta e roupas mais “certinhas”, tendem a se incomodar com músicas muito altas e agitação.


O segundo, chamado Persuasivo (Thruster, no original), é o que conhecemos como vendedor nato, negociador por excelência. Argumenta exaustivamente e não gosta de perder. Nesse caso, é comum o cliente dizer frases como “quero falar com o dono!”, “sem desconto eu não levo”. O controle da situação para esse perfil de cliente é muito importante. Prefere ir direto ao assunto e não gosta de enrolação.


Outro perfil é o que chamamos Sedutor (no original a nomenclatura é Swinger). Esse perfil é mais aberto a sugestões, gosta de contato físico, é atraído por texturas, cores e pode chamar o vendedor(a) de “meu bem”, “meu amor” , de forma mais espontânea. Gosta de carinho e atenção.


E por fim, e tão importante quanto os demais, temos o Associativo (no original, o Hanger). Fortes e hábeis por natureza. Esse perfil pode parecer fazer perguntas fora de contexto, estar em seu próprio mundo. Intuição é forte para esse perfil.


O importante é saber lidar com todos eles da forma com que cada um queira. Faça ao cliente o que o cliente quer que faça por ele e encante-o!


Lembre-se do que leu aqui e perceba a melhora imediata em suas vendas!

 

Autor: Rogério Paschoalino, Administrador, MBA em Administração Estratégica, Consultor de Empresas e Diretor do Conselho Jovem da Associação Comercial e Industrial de Juiz de Fora.  

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