Jardins Verticais: uma tendência

Jardins Verticais: uma tendência

 site diario 1

ENTREVISTA | por Lívea Pereira

Trazer o verde para o nosso cotidiano, seja em ambientes comerciais ou residenciais, é a grande tendência do momento.

Nesse sentido, despontam os jardins verticais que, além do apelo estético, contribuem também para o conforto térmico no interior das edificações.

São inúmeras as possibilidades do seu uso e, para explicar melhor sobre esta tendência, entrevistamos a paisagista e gerente de projetos Claudia Zanini, da Jardins com Arte.

Além do efeito estético, quais são as vantagens de se fazer um jardim vertical?

O jardim vertical traz a possibilidade de se ter o verde, tão ornamental e saudável, em um espaço menor. Atualmente, as residências, em função não só de espaço mas também de segurança, têm muitos muros altos. A tendência do jardim vertical veio, em parte, em função disto.

Pode-se instalar um jardim vertical tanto em ambiente externo quanto interno?

Sim. Para tanto, o importante é escolher as espécies e materiais adequados. Em área externa temos a cerâmica, o polietileno e a manta drenante elaborada em pequenas bolsas. Podemos implantar também jardins verticais a partir de jardineiras com cabos onde as plantas subirão. As espécies mais utilizadas são os asparagus, o liriopes, a maravilhosas bromélias e as hortaliças. Para interior ou áreas onde não há incidência de sol, usamos samambaias, peperômias, heras, bromélia guzmania, dentre muitas outras espécies.
 site diario 2


Quais são os cuidados que devemos ter?

É de grande importância a programação da irrigação para este tipo de jardim, onde a terra deverá ser mantida umedecida. Utilizamos tubos gotejadores para que isto seja feito com maior eficiência. No interior, o maior cuidado é com a luminosidade em que este jardim será inserido. Muitas vezes projetamos jardins móveis, ou seja, o vaso é fixo e sem furo para a água escorrer. Desta forma, evita-se que a parede seja molhada. Em seguida, as plantas são removidas e levadas, em um intervalo de tempo, para uma área mais clara, e depois retornam para o interior, aumentando sua vida útil.

 site diario 3

O jardim vertical não causa infiltração na parede? Quais são os tipos de suportes de instalação?

Essa é uma boa pergunta. No local onde o jardim será implantado é importante que se faça uma impermeabilização com manta asfáltica, na parede ou, caso seja utilizada a cerâmica Greenwall, na própria cerâmica. Quando são utilizados compartimentos plásticos para execução, o afastamento da parede por treliça, ripado ou estrutura de ferro já são suficientes.

 site diario 4


CONCORRA a esse lindo vaso da Jardins com Arte. Veja como é fácil aqui.

 site diario 5