Luminárias descoladas e ecológicas

Luminárias descoladas e ecológicas

 cabecalho arquitetura
O brasileiro é um empreendedor nato. Segundo o SEBRAE, 40% possui uma empresa ou está envolvido na criação de uma. Ficamos à frente dos países dos Brics e, também, de nações desenvolvidas como Estados Unidos e Alemanha.

Uma outra característica interessante é que a maioria empreende por oportunidade ao invés de por necessidade, ou seja, não empreendemos mais impulsionados pelas forças das circunstâncias, mas porque aprendemos a detectar oportunidades de negócio que o mercado desvela.

Somos, por exemplo, o país que mais recicla latas de alumínio, 98% das embalagens. Mas, nesse caso, o fazemos pela necessidade de fugir da miséria.

Se nesse quesito somos recordistas, com relação ao total de resíduos urbanos ficamos muito para trás, reciclando apenas 13%. Enquanto isso grandes países europeus alcançam marcas próximas aos 60%, transformando lixo em novas matérias primas e também em energia elétrica, combustível e... renda, movimentando o equivalente a quase 1% do PIB.

A necessidade de um comportamento mais sustentável é premente nas cidades, e essa necessidade se transforma em uma boa oportunidade de negócios.

A reciclagem é um bom caminho. Mas o reuso, aliado à nossa característica empreendedora e criativa, pode ser uma oportunidade ainda mais sustentável e economicamente valiosa.

Um bom exemplo, aplicado à decoração, é a reutilização de garrafas de vidro como luminárias, que criam peças charmosas e exclusivas, unindo o útil ao belo e agradável.

01
Garrafas de vinho cortadas na base seguem a mesma linha de luminárias personalizadas.

02
Canos de PVC e garrafas de whiskey compõem essa luminária descolada para o espaço gourmet.

03
Potes de vidro de conserva serviram com suporte para a criação dessas peças rústicas e delicadas. Nesses casos é necessário observar que as lâmpadas não podem ser incandescentes.

04
Com o uso da criatividade, xícaras e escorredores de macarrão também podem se tornar luminosas ideias para peças de decoração

05
Até os palets podem ser utilizados como luminárias. Em questão de reuso de objetos, o as fronteiras da imaginação são o limite.

06

prop

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro