Dicas para decoração de espaços pequenos

Dicas para decoração de espaços pequenos

1311 01

A II edição Casa Design JF terminou deixando para trás a certeza de que ambientes feitos por arquitetos são realmente diferenciados.

Foram vários ambientes que apontavam as tendências e inovações da arquitetura e decoração.

Um dos espaços que se destacou foi a Casa Container, projetado pelo escritório da Argus Arquitetura & Engenharia, que ficou em exposição em um shopping da cidade durante os dois meses do evento.

Muitos visitantes foram à exposição pela simples curiosidade de conhecer essa tecnologia construtiva; outros, queriam saber sobre a possibilidade real de instalação em sítios e casas de fim de semana; outros, ainda, queriam ver como era possível decorar e habitar aquela “lata de sardinha”, um container de apenas 30 m².

O primor da decoração e o cuidado com os detalhes foram notados, mas a reação quase que unânime dos visitantes depois de entrarem na casa container era de surpresa pelo aproveitamento do espaço: “É muito maior por dentro do que por fora”... “Não é possível que isso aqui seja apenas um container”... “Aqui tem mais do que 30 m²”.

Diante desses comentários, reforçou-se a certeza de que um projeto bem desenvolvido, além de levar beleza aos ambientes, torna-os muito mais confortáveis.

Da Casa Container resolvemos trazer, então, algumas dicas para otimizar o aproveitamento físico e até psicológico do espaço.

1311 04
DUPLICANDO O ESPAÇO

O espelho é um elemento que tradicionalmente amplia a sensação de espaço. Aqui, a grande sacada foi colocá-lo atrás de um rendado de aço oxidado. A impressão é que esse elemento é um biombo e que existe muito mais espaço ali atrás.

1311 02
INTEGRAÇÃO EXTERNO x INTERNO

Outro recurso para aumentar o “espaço psicológico”, ou a sensação de espaço, foi criar dois grandes rasgos de vidro, dispostos frente a frente, o que integrou o ambiente interno com o externo.

1311 03
MENOS É MAIS

A integração dos ambientes de estar, jantar e cozinha diminui a sensação de “aperto”.

1311 06
ABRAM ALAS QUE EU QUERO PASSAR

Deixar um “corredor” livre de obstáculos, transpassando todo o container, também contribuiu para a fluidez física e visual ao espaço.

1311 05
DIVISÓRIA DE VIDRO
A leveza da divisória de vidro laqueado branco entre a cozinha e área de serviço deu privacidade a essa última, sem criar o “peso” de uma alvenaria tradicional.

Se quiser conhecer mais sobre esse container, acesse o vídeo com os ambientes internos clicando aqui!