Especialista dá dicas de como se recuperar dos exageros cometidos no Carnaval

Especialista dá dicas de como se recuperar dos exageros cometidos no Carnaval

Nos quatro dias de Carnaval, a folia é garantida. Entretanto, com ela, sempre aparecem os reflexos dos exageros cometidos durante a festa, seja por conta de bebida ou comidas mais pesadas. Dores de cabeça, enjôos fortes e indisposição podem ser alguns dos sintomas. Além destes, o calor excessivo colabora para que esses problemas se agravem. Alguns alimentos podem ajudar a fazer com a que a próxima semana comece bem.
Segundo a nutricionista Simone Gomes, os exageros mais comuns estão ligados a bebidas alcoólicas e comidas pesadas. “Durante a festa, a ingestão de bebidas alcoólicas é bem comum, e, com o calor, os sintomas podem se agravar. Comidas pesadas como carnes vermelhas, muito presentes em churrascos, são também bastante consumidas nesta época, e, muitas vezes, estão associadas ao mal-estar”, explica.
Simone explica que estes sintomas podem durar cerca de dois dias. “Eles estão relacionadas à desidratação, e o que influencia na intensidade dos sintomas é a quantidade de álcool ingerida, além de se medir se a pessoa bebeu água enquanto fazia uso da bebida alcoólica. Se ela não tomou nenhuma quantidade de água, os sintomas podem durar cerca de dois dias”.
Para que a hidratação no corpo seja retomada, a nutricionista indica que bebidas, principalmente cítricas, sejam ingeridas. Conforme Simone, sucos naturais com frutas ricas em água, como melancia e abacaxi, podem contribuir para a hidratação do corpo. “O suco de abacaxi com hortelã e também o suco de abacaxi com gengibre são interessantes para a reidratação, pois o gengibre tem a ação digestiva e favorece a eliminação de álcool. Para quem prefere os chás, o chá gelado de hibisco com hortelã e de hibisco com gengibre também é indicado”.
Porém, não é somente a ingestão excessiva de álcool que causa transtornos ao organismo, e o calor também é um fator desencadeador do mal-estar. “Neste calor até quem não ingere bebidas alcoólicas sente estes sintomas. Portanto, a alimentação também deve ser regrada: o ideal é comer muita salada, além de frango e peixe, que são carnes mais leves. A sensação de ‘lombeira’ muitas vezes é desencadeada por uma alimentação mais pesada, com carnes vermelhas, por exemplo, que são mais difíceis para a digestão. Por isso, comer comidas mais leves e em menores quantidades ajuda na recuperação mais rápida”, afirma a especialista.
Para que os sintomas desapareçam, é necessário adotar essas medidas durante dois dias, em média. “Quando se está sentindo estes sintomas, não há muito o que fazer, somente adotar estes alimentos que ajudam na hidratação. É importante também observar que estamos no final da semana, e neste período as pessoas também costumam sair para bares e lugares que oferecem bebidas alcoólicas. Por isso, é importante se hidratar”, finaliza.

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