Matriculas em escolas da rede pública começam nessa segunda-feira

Matriculas em escolas da rede pública começam nessa segunda-feira

ALUNOS QUE IRÃO SE MATRICULAR SERÃO ALOCADOS PARA ESCOLAS MAIS PRÓXIMAS DE CASA

Começou nessa segunda-feira, 14, o período para matrícula em escolas da rede pública em Juiz de Fora. O período, que vai até dia 18 deste mês, é feito a partir do cadastramento inicial ocorrido em junho deste ano.
De acordo com informações da supervisão e gestão de dados escolares, existem cerca de 8 mil crianças cadastradas. “Existem 4.400 crianças cadastradas e cerca de 4 mil que pedem transferência em escolas, seja pelo aluno que não se adaptou à escola, ou aqueles que saíram do ensino fundamental e agora irão ingressar no ensino médio, e a escola atual não possui a modalidade de ensino”, afirma Sandra Dominato, supervisora de Dados e Documentação Escolar.
Os alunos que irão se matricular serão alocados em escolas mais próximas de suas casas. “Em vários casos, a escola mais próxima não tem o ensino fundamental completo ou o ensino médio, por isso as crianças são realocadas. Caso os pais não fiquem satisfeitos com a escola em que o filho foi alocado, é possível comparecer à Secretaria de Educação e solicitar a transferência”, informa.
Para a matrícula, são necessários alguns procedimentos. “O responsável pela criança deve comparecer à escola em que o aluno foi alocado com o comprovante de residência e sua identidade, certidão de nascimento da criança, juntamente com o cartão de vacina, além do comprovante de escolaridade”, informa Sandra.
Os alunos que não conseguirem vaga na rede municipal de ensino podem recorrer à lista de espera. “Na rede estadual não é possível recorrer à lista de espera, no entanto, na rede municipal é possível a partir do cadastramento feito em junho”, orienta.
Para aqueles que perderam o cadastramento inicial e precisam matricular as crianças, a orientação é comparecer à Secretaria de Educação. “Os pais podem comparecer na secretaria para verificar se ainda existem vagas nas redes estaduais e municipais”, encerra. (Mais informações na página 11).

 

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro