JF está entre as três cidades mais transparentes

JF está entre as três cidades mais transparentes

Juiz de Fora foi classificada pelo Ministério Público Federal (MPF) como a terceira cidade mais transparente em governo de Minas Gerais, com 8,6 pontos em um ranking com os 853 mineiros. De acordo com o secretário de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Michael Guedes, a PJF vem desenvolvendo iniciativas para que a gestão seja mais transparente há algum tempo.
“Implantamos, no primeiro semestre de 2013, a transparência ativa, onde o cidadão pode ver as atuações da PJF na cidade. Faltava ainda a implantação da transparência passiva, com canais que a sociedade pode participar, como o Espaço Cidadão, e dar sugestões”.  
O secretário ainda afirma que poucas cidades conseguiram nota entre oito e nove do MPF. “Cerca de 5 mil cidades foram recomendadas a fazerem mudanças na sua gestão, e Juiz de Fora não apareceu nesta lista. As cidades que receberam nota equivalente a Juiz de Fora são de porte pequeno, com cerca de 30 mil habitantes”.
O secretário ainda explica que, em muitos locais, o governo tem receio de divulgar os dados reais da gestão. “A Secretaria de Comunicação tem ampliado as condições para que o cidadão tenha conhecimento da gestão, então temos condições de retornar ao cidadão os resultados daquilo que temos feito. Ainda estamos montando estruturas mais eficazes para que sejamos ainda mais transparentes, e estamos identificando os melhores caminhos, mas este é um atestado de que estamos no caminho correto”, completa.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro