UFJF abrirá curso de graduação em Rádio, TV e Internet

UFJF abrirá curso de graduação em Rádio, TV e Internet

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferecerá nova graduação em Rádio, TV e Internet. A previsão é que o curso seja oferecido já no primeiro semestre letivo de 2017, com 30 vagas anuais e duração de quatro anos.A criação do curso foi aprovada em reunião do Conselho Superior da UFJF na última sexta-feira, 3. A faculdade mantém a oferta da graduação em Jornalismo.


A ideia do curso de Rádio, TV e Internet surgiu a partir de dados levantados pela direção da faculdade. “Quando olhamos as produções de nossos antigos alunos, sobretudo os trabalhos de conclusão de curso, observamos que cerca de 45% a 50% não queriam jornalismo. Eles focavam em outras áreas, como publicidade, cinema ou web”, explica o diretor da Faculdade de Comunicação, Jorge Felz.


Ainda conforme o diretor, os estudantes anseiam entrar em uma universidade federal, interessam-se pela área, mas não querem trabalhar especificamente com jornalismo. Segundo Felz, o novo curso, com embasamento teórico e prático, será mais amplo e foi pensado especialmente para esse tipo de aluno.Os alunos serão capazes de trabalhar em emissoras de rádio e televisão, agências de publicidade e assessorias de comunicação, além de produzir, editar e apresentar programas para as diversas mídias.

História


O curso de jornalismo da UFJF foi criado em 1959, quando a universidade ainda era Faculdade de Filosofia e Letras, e o curso, subordinado à faculdade de Direito.Em 1969, durante a ditadura militar, foi transformado em Comunicação Social e passou a oferecer habilitação em três áreas: Jornalismo, Relações Públicas e Rádio e TV. Mas, como havia pouca demanda, no ano 2000 os dois últimos foram extintos, passando a ser oferecido apenas o curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo.A partir de 2012, após mudanças curriculares e de nomenclatura, instituídas pelo MEC, o curso voltou a se chamar apenas Jornalismo.

Fonte: Assessoria