Loja a céu aberto arrecada roupas e acessórios para pessoas em situação de rua

Loja a céu aberto arrecada roupas e acessórios para pessoas em situação de rua

Evento está em sua 2ª edição e já arrecadou cerca de 11 mil peças

Neste sábado, 5, acontece a segunda edição da “Street Store” em Juiz de Fora. O evento acontece na Praça Antônio Carlos, situada na Avenida Getúlio Vargas, Centro. De acordo com a presidente da ONG “Bazar Solidário”, Patrícia Daccache, a iniciativa não começou no Brasil. “A Street Store começou na Cidade do Cabo, na África, teve sucesso e se expandiu para o mundo. Nós trouxemos para Juiz de Fora por meio do Bazar Solidário”.  
O evento consiste na arrecadação de roupas com um diferencial: “As pessoas podem escolher e levar o que quiserem, como uma loja mesmo, porém sem pagar. O intuito é ajudar aqueles que vivem em condições de rua e as famílias carentes”, afirma Patrícia. A iniciativa recebeu cerca de 11 mil peças de roupas, entre femininas, masculinas e infantis, além de sapatos e assessórios.
“Colocamos as peças em cabides de papelão com a logomarca da ONG e espalhamos pela praça. É distribuída uma senha para as pessoas que visitam, e elas podem pegar até dez peças cada uma. Temos cerca de 100 pessoas voluntárias que funcionam como vendedores: auxiliam as pessoas a experimentar as peças, por exemplo”.
O evento acontece entre 9h e 16h. Os organizadores esperam a participação de cerca de mil pessoas. A doação de roupas acontece também no dia do evento, e haverá a participação de médicos. “Queremos fazer um trabalho de ajuda aos moradores, não só com roupas, mas também de orientação”, afirma Patrícia.
A intenção do projeto é fazer uma obra social. “Infelizmente, o governo não olha para essa população, então o nosso objetivo é fazer com que essas pessoas sejam inseridas na sociedade, não sejam mais invisíveis. Muitas pessoas têm vontade de mudar, deixar as drogas, e sair dessa situação de rua. O nosso papel é apoiá-los a ter uma nova vida”, finaliza Patrícia. Para ser voluntário no dia do evento, os interessados devem ligar par o número (32) 99920-3287.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro