Coletivo independente expõe demandas de pessoas com deficiência em encontro com Comissão

Coletivo independente expõe demandas de pessoas com deficiência em encontro com Comissão

Defender a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e garantir o direito de todos. Esse é o objetivo de um coletivo independente, cujos integrantes se reuniram com a Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal nessa quarta-feira, 2. A intenção era expor demandas relativas à falta de acessibilidade no município, principalmente no que se refere a licitações recentes que não contemplam as pessoas com deficiência.
Segundo Franco Groia, integrante do coletivo, os problemas enfrentados em Juiz de Fora com relação à acessibilidade são sistêmicos, e solicitar a colaboração da Comissão no sentido de intervir pelos direitos de todos pode colaborar para solucionar parte dessas questões.
“Estamos cobrando a realização de audiências públicas e uma investigação da própria Comissão no que diz respeito às licitações dos últimos anos no município, que descumprem a prerrogativa de uma lei federal. Juiz de Fora vem, sistematicamente, descumprindo a lei de inclusão. O Marco Legal veio agora, mas estados e municípios são obrigados a ter a lei como marco em concursos e licitações, e isso não acontece na cidade. Tem uma questão muito maior do que simplesmente pensar no deficiente”.
O vereador Jucelio Maria (PSB), presidente da Comissão, destacou a possibilidade da criação de um grupo de estudos para as questões levantadas pelo coletivo e a necessidade de mobilizar a população acerca do tema. “Os integrantes do coletivo apresentaram uma série de questões acerca da situação da acessibilidade, e eles consideram que estão sendo prejudicados, pois as licitações não contemplam as pessoas com deficiência. O exemplo foi o banheiro do Parque Halfeld, que embora tenha sido feita uma licitação para transformá-lo, não contemplou as pessoas com deficiência”. O grupo também fez observações sobre a cidade e solicitou que a Comissão encaminhe as demandas para o Poder Executivo.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro