Sociedade Protetora dos Animais busca doações para reformas em abrigo

Sociedade Protetora dos Animais busca doações para reformas em abrigo

A Sociedade Protetora de Animais de Juiz de Fora (SJPA) está precisando de doações para dar continuidade às obras que são realizadas no abrigo. Há 30 anos, a ONG recolhe animais de rua em situação de abandono e risco com a ajuda de voluntários. A SJPA abriga em torno de 400 cães e 70 gatos que foram abandonados, maltratados ou sofreram acidentes, e atualmente está recolhendo doações para reformar o local.


“A gente assumiu o canil na perspectiva de realmente construir um abrigo para esses animais”, explica a presidente da SJPA, Maria Eliza de Souza, em entrevista ao jornal da TVE-JF. “99% dos animais foram atropelados e/ou estão com bicheira. Eles foram encontrados em córregos, em latas de lixo ou na beira de estrada. Fazemos o abrigo para eles, mas temos o custo bem alto de manutenção”, explica a presidente.


Conforme a presidente, a SJPA conseguiu dar continuidade em algumas obras e reformas no abrigo neste mês de março. A primeira modificação foi o asfaltamento da entrada e do estacionamento, realizados graças à ajuda do vereador Antônio Aguiar, que conseguiu, com o secretário de Obras do município, o asfalto e todo o material usado. A segunda realização foi no setor de banho e tosa, graças ao valor arrecadado na última feira de adoção, que contou com um bazar, uma lanchonete e venda de produtos. Essas obras ainda estão em andamento e serão inauguradas no próximo Mutirão Mão nas Patas, na terça-feira, 26.


Apesar dessas melhorias, o abrigo precisa de outras obras. “Houve o desabamento de duas fossas e precisamos construir uma grande fossa que vai captar os dejetos da parte interna do abrigo e que também precisará ser aspirada. Essa obra é cara e no momento não temos nada”, disse Maria Eliza.


Para contribuir com o abrigo, as pessoas podem ajudar com material de construção e dinheiro para pagar a mão de obra para as melhorias. “Precisamos demais da ajuda do povo, porque o povo é que sempre se interessou em ajudar e manter o abrigo. Com essa crise, as doações caíram e o valor da ração aumentou muito. A gente está tendo que pedir muito mesmo para continuar mantendo”, lamentou a presidente da SJPA.


A verba recebida por meio de doações, além de auxiliar na compra de rações e nas melhorias do abrigo, ajuda também a manter a saúde dos animais. “Temos mais ou menos seis animais em clínicas, que vão receber cirurgia ou em recuperação. Por isso, precisamos do dinheiro para pagar essas clinicas todo mês. As contribuições são fundamentais para gente continuar mantendo”, disse Maria Eliza. “A gente não quer fechar. Queremos continuar recolhendo os animais, e para isso, precisamos da ajuda de todo mundo”, completa.


Para doar, os interessados podem procurar a SJPA por meio do site www.sjpa.org.br ou pela página “Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente” no Facebook.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro