Cidade - Centro 1

Guarda Municipal de Juiz de Fora completa nove anos de atuação

Guarda Municipal de Juiz de Fora completa nove anos de atuação

Nesta quinta-feira, 7, a Guarda Municipal (GM) completará sete anos de trabalhos em Juiz de Fora. Zelar, garantir a proteção, vigilância e segurança de bens, serviços e instalações públicas municipais, assim como dos cidadãos, servidores e autoridades públicas; cuidar do meio ambiente; apoiar ações de segurança pública, em conjunto com os demais órgãos que integram o sistema de defesa social; e prestar assistência e socorro à população, em caso de sinistro, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil.

Estas são algumas das atribuições da corporação, que oferece ainda canal direto com o cidadão, através do telefone 153.

Nos dois últimos anos diversas conquistas e ações foram realizadas pela corporação:

- Aquisição de mais 50 coletes, para equipar toda tropa;
- Elevação da Guarda Municipal ao status de subsecretaria, subordinada à Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania;
- Nomeação de guarda efetiva no cargo de comandante;
- Criação do subcomando e da corregedoria;
- Entrega das pistolas de eletrochoque (sparks) e lançadores de munição de borracha;
- Início do “Plano de Capacitação”, em parceria com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em adequação à matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp);
- Assinatura de convênio com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da PJF, para atuação no trânsito;
- Entrega dos documentos de ocorrências diretamente à Polícia Civil, para confecção do Registro de Fatos Policiais (Refap).

2017

- Atuação efetiva no trânsito;
- Alteração na Lei Orgânica prevê uso do armamento letal;
- Recebimento de verbas parlamentares para aquisição de veículos.

A Guarda Municipal atuou também em operações conjuntas com as polícias Civil e Militar e no setor federal. As operações “Centro Seguro”, “Vaga Legal” e “Infância” combateram o tráfico de drogas, a prática de flanelagem e a exploração infantil. Também foram realizadas abordagens sociais para cidadãos em situação de rua e aplicadas aulas de informática para diversos públicos, que antes não conheciam o mundo digital, e de inglês, para idosos, além de projetos ambientais.

Para manter o bom nível de atendimento, preparação e ampliação de conhecimentos, por parte dos guardas, são realizadas capacitações semanais sobre diversos temas, possibilitando melhor formação do profissional.

A atuação da Guarda Municipal de Juiz de Fora tem sido constantemente elogiada por diversos órgãos dos setores público e privado. A comandante da corporação, Emilce de Castro, recebeu moção de aplauso da Câmara Municipal em novembro, por sua atuação.


 Fonte: Assessoria PJF

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro