Prazo para inscrição do ENEM termina nesta sexta-feira

Prazo para inscrição do ENEM termina nesta sexta-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerram nesta sexta-feira, 19, às 23h 59 no horário de Brasília. Os candidatos que já efetuaram a inscrição têm até a presente data para realizar alterações cadastrais no site.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até a noite dessa quarta-feira, 17, já haviam concluído as inscrições, cerca de 4,8 milhões de estudantes. As provas serão realizadas em dois dias, 5 e 12 de novembro.

Para concluir a inscrição, é necessário que o candidato pague até o dia 24 deste mês, uma taxa no valor de R$82. Pelas regras, estão isentos da taxa estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio R$1.405,50.
Candidatos que necessitarem de um atendimento especializado devem comprovar por informação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e inserção de laudo médico, condições de autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular. Gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar possuem atendimento especifico garantido. A partir desse ano, estudantes com outras condições específicas, deverão informar o CID. Um exemplo são os participantes diabéticos que usem bomba de insulina.

O resultado das provas poderá ser usado em programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em caso de dúvidas, o candidato pode ligar para o número 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília.