DR lança site explorando funcionalidades e investindo em facilidade de acesso

DR lança site explorando funcionalidades e investindo em facilidade de acesso

Com uma apresentação mais limpa e mais moderna, com uma navegação que facilita a distinção encontrar assuntos por editoria, o site do Diário Regional (www.diarioregionaljf.com.br) pode ser acessado a partir desta terça-feira, 15. Todo o conteúdo já conhecido do público por meio da versão impressa, agora também estará disponível no endereço eletrônico, com as editorias e colunas organizadas em espaços próprios. Um dos responsáveis pela concepção da nova plataforma é o Grupo DMI, tendo Paulo César Tavares como o idealizador da concepção da plataforma.


“O novo site do Diário Regional é responsivo, ou seja, ele abre em qualquer tipo de dispositivo, tanto em computadores, quanto em tablets e smartphones, entre outros dispositivos móveis. Uma novidade, já que o próprio Google não considera tanto, em suas buscas, sites que não são responsivos. Além disso, as notícias podem ser encontradas mais facilmente por conta da URL, que é mais eficiente e está ligada a motores de busca como Google, Bing e Yahoo”, explica Bruno Fonseca, diretor da Agência Formigueiro, que acompanha a formulação do projeto.
Ainda de acordo com Fonseca, as inovações na forma de acesso devem impulsionar a qualidade que já é vista no jornal. “O conteúdo forte e rico, característico do Diário Regional, agora pode ser acessado de maneira mais fácil, de qualquer lugar, dentro do carro, no cinema, em casa, e no trabalho, de maneira gratuita”, acrescenta.


Compartilhar as publicações e inserir comentários também ficou mais fácil. Basta que o usuário esteja logado em uma rede social. “Não precisa de cadastro ou qualquer outro tipo de burocracia. Dessa forma, o site se torna mais democrático, pois ainda consideramos outras funcionalidades para facilitar ainda mais o acesso, como, por exemplo, a possibilidade de aumentar ou diminuir as letras para quem tem algum tipo de dificuldade de leitura, entre outras opções”, considera Bruno Fonseca.


O novo projeto também amplia a visibilidade dos parceiros do jornal, oferecendo maiores oportunidades de destaque. “Há um painel maior para a participação, exibição da marca, em um site limpo, no qual as pessoas podem bater os olhos e identificar as marcas facilmente”, esclarece o diretor da Formigueiro. Ele ainda ressalta que antes mesmo do lançamento oficial, em um teste com uma semana de duração, os acessos foram triplicados, em relação à página anterior, mesmo sem qualquer anúncio feito, assim como o tempo de permanência dos leitores no site, que dobrou de dois para quatro minutos.


A tônica de apuração dos fatos continua a mesma, buscando contextualizar os fatos, ouvindo os diversos atores da situação e especialistas, para que os leitores possam tirar suas próprias conclusões a respeito das informações. “A ideia é que as pessoas tenham oportunidade de acesso às notícias tão logo os jornalistas terminem o trabalho de apuração das mesmas. A nova plataforma também abre espaço para outras possibilidades, como vídeos e canais de interação com o público”, destaca o gerente executivo do Diário Regional, Jovino Quintella.


De acordo com a editora geral do Jornal, Helena Lage Tallmann, a nova plataforma permite a complementação da versão impressa. “O Jornal atinge a maioridade, com 21 anos, sendo um meio tradicional na cidade. A proposta é levar ao leitor a informação no formato e na velocidade que ele deseja, estando em sintonia com as novas tendências”, encerra.

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro