Uaps disponibilizam exames preventivos para o câncer de próstata até dezembro

Uaps disponibilizam exames preventivos para o câncer de próstata até dezembro

Com o objetivo de não só fomentar o combate ao câncer de próstata, mas também de regularizar o fluxo de atendimento ao usuário, além de  aplicar medidas que possibilitem o melhor acompanhamento de saúde de cada paciente, a Secretaria de Saúde (SS) continua promovendo exames em algumas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), até o dia 3 de dezembro.

Na quarta-feira, 23, a SS promoveu o dia “D” da campanha “Novembro Azul”, que dentro da campanha, contou com um seminário com o tema: “A Abordagem da Integralidade da Saúde dos Homens”. Os médicos urologistas Newton Ferreira, do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e Faculdade Suprema, e Humberto Lopes, do Hospital Universitário (HU), apresentaram suas palestras a respeito do tema para os profissionais da SS.

Segundo Lopes, os homens procuram menos o atendimento primário do que as mulheres: “Infelizmente, mesmo com a possibilidade do acesso às unidades de saúde, os homens, em sua grande maioria, procuram o atendimento em situações mais avançadas”. O médico ainda pontuou os casos que apresentam maiores riscos, como obesidade, histórico familiar, uso de cigarro e álcool, dentre outros.

A secretaria de Saúde, Elizabeth Jucá, reforçou o papel das mulheres na saúde do homem: “As mulheres são mais preocupadas com a saúde do que os homens. Por isso são responsáveis por direcionarem os homens à prevenção, seja de seus companheiros, familiares ou amigos”. As unidades que recebem a demanda de pacientes para realizar os exames de toque retal para homens com mais de 40 anos são:

Dia 24
- Uaps Santa Rita, das 18 às 20 horas (chegar até as 18 horas)
- Uaps Vila Ideal, das 19 às 22 horas (chegar até as 19 horas)
Dia 28
- Uaps Igrejinha/Humaitá, das 18 às 20 horas (chegar até as 18 horas)
Dia 29
- Uaps Bandeirantes, das 18 às 20 horas (chegar até as 18 horas)
- Uaps Nossa Senhora Aparecida, das 19 às 22 h (chegar até as 19 horas)
Dia 30
- Uaps Vale Verde, das 19 às 22 horas (chegar até as 19 horas)
Dia 1º de dezembro
- Uaps Santo Antônio, das 19 às 22 horas (chegar até as 19 horas)
Dia 3
- Uaps Santa Luzia, das 10 às 12 horas (chegar até as 10 horas)

Fonte: Assessoria 

Logotipo do Grupo DMI    Logotipo da Agência Formigueiro